Busca no site da UFMG

Nº 1543 - Ano 32
14.08.2006

Moradores de rua encenam Cobra Norato

Uma montagem de Cobra Norato feita por um grupo de moradores de rua é a atração do projeto Quarta Doze e Trinta do dia 16, às 12h30, no auditório da Reitoria. O espetáculo, dirigido por Paula Nunes, será apresentado por participantes da Oficina de Cultura Popular Brasileira, do Centro de Referência da População de Rua.

Divulgação

Eles atuaram diretamente em toda a concepção da montagem, criando, inclusive, coreografias, figurinos e objetos de cena em material reciclado, opção coerente com o meio de sobrevivência de muitos deles, que trabalham como catadores de rua.

Cobra Norato é baseado numa lenda amazônica que conta a história de uma criatura que nasceu com a sina de ser cobra e a esperança de ser homem. Retrata simbolicamente as contradições humanas, a busca da superação dos próprios conflitos e transmite uma mensagem de esperança.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural e Coordenadoria de Assuntos Comunitários. A entrada é franca.

Circular interno

O circular interno da UFMG tem novo ponto de embarque e desembarque. Segundo a Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais (DSG), os usuários do ônibus poderão descer ou embarcar em parada localizada na altura do número 4.000 da avenida Presidente Carlos Luz, conhecida como Catalão, em frente à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional, onde já existe um ponto de ônibus para linhas gerenciadas pela BH-Trans.

A medida atende antiga reivindicação dos alunos que moram no bairro Ouro Preto, onde estão localizadas as moradias universitárias. Os horários e itinerários dos ônibus internos estão disponíveis na página www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml.

Filosofia na UFMG Educativa

Estréia nesta segunda-feira, 14 de agosto, na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), o programa Logofonia, realizado por alunos e professores do Programa de Estudos Tutoriais (PET) do departamento de Filosofia da Fafich. Veiculado sempre às segundas, às 22h, e reprisado aos domingos, no mesmo horário, o programa contará, em 16 edições com duração de uma hora, a história da Filosofia, da Antigüidade aos dias de hoje. No primeiro episódio, dividido em quatro blocos, o professor Teodoro Rennó comenta a poesia de Hesíodo e Safo.


Semana do Estudante

Estão abertas as inscrições para a Semana do Estudante da UFMG, que ocorre no período de 13 a 15 de setembro no campus Pampulha. O evento vai abrir espaço para os alunos da Universidade comemorar, registrar e expor seus projetos e vivências. Para participar, os interessados devem se inscrever em algumas das modalidades de atividades programadas: apresentação de bandas, proposição de oficinas, varal e sarau de poesias, mostra de produção de textos, vídeos, fotos, pinturas, desenhos ou outras formas de expressão e show de calouros Elias Sunshine. As performances vão ocorrer entre 11 e 19h, na Praça de Serviços, em frente à Reitoria e no espaço diante da Escola de Música. A organização da Semana conta com a participação da Proex, DCE, Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Diretoria de Ação Cultural (DAC), Centro de Comunicação (Cedecom) e Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). Informações e formulários de inscrição estão disponíveis no sítio www.ufmg.br/semanadoestudante.

Estes são os prazos de inscrição para as atividades: bandas universitárias e oficinas (20/08); varal de poesias (25/08); mostra Estudante Universitário (25/08); show de calouros Elias Sunshine (04/09).

Ilustração científica

Estão abertas até 18 de agosto as inscrições para o curso de Ilustração científica da UFMG, promovido pelo ICB. Três são as modalidades oferecidas: Ilustração Botânica, Ilustração de Insetos e Ilustração Médica. Seus professores, Rosa Alves, Marcus Antônio Ferreira, Virgínia Braga e Iriam Starling, usarão técnicas de grafite e de nanquim.

As aulas, que começam no próximo dia 19, serão sempre aos sábados, no prédio do ICB, no campus Pampulha. Cada modalidade oferece 15 vagas. Elas estão abertas a qualquer interessado – da UFMG ou fora da comunidade universitária. Os alunos farão seus desenhos a partir de observação e de elementos da literatura científica. Também serão ensinadas técnicas de ilustração detalhada de espécies vegetais e de animais nativos e exóticos. A duração dos cursos varia de 45 a 60 horas/aula. Há turmas de manhã e à tarde. Os interessados devem procurar os postos da Fundep na Praça de Serviços do campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627) ou no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, centro). Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Vestibular 2007

Dezoito de agosto (e não 9 de agosto como informou o BOLETIM, em sua edição de 4 de agosto) é o prazo-limite para que candidatos que pleitearam isenção da taxa do Vestibular 2007 recebam em casa uma comunicação que informe sobre o deferimento ou não do pedido. Se isso não ocorrer até aquela data, o estudante deve entrar em contato com a Copeve pelo telefone (31) 3499-6700.


Carro de milhagem

Alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação também participam do projeto de desenvolvimento do carro de milhagem da UFMG e não apenas os de Engenharia Eletrônica e Mecânica, como informou o BOLETIM em sua edição de 4 de agosto. O texto também informou, incorretamente, que o professor Marco Antônio Severo é vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica. Na verdade, ele está lotado no Departamento de Engenharia Eletrônica. A relação completa dos patrocinadores do projeto incluem, além da AutoJapan, Mahle, Fibraer, Escola de Engenharia, UFMG, Mega Space, Texas Instruments e Guindauto.