Busca no site da UFMG

Nº 1591 - Ano 34
19.11.2007

Aconte

filme
Divulgação

Forumdoc.bh 2007

Belo Horizonte recebe, no período de 23 de novembro a 5 de dezembro, o Forumdoc.2007, festival de filme documentário e etnográfico. A programação é da Associação Filmes de Quintal em parceria com a UFMG. A abertura será no Palácio das Artes, às 19 horas, com o lançamento do novo filme de Eduardo Coutinho, Jogo de cena (foto), com a presença do diretor. A programação do festival inclui sessão Filmes de quintal, com produções recentes como Tatakox, vídeo filmado por Isael Maxakali; Memórias e improvisos de um tipógrafo partideiro, de Pedro Portella; e Trecho, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.

De acordo com os organizadores, além da Mostra Competitiva Nacional e da Mostra Competitiva Internacional, o festival vai apresentar retrospectiva dedicada a Joaquim Pedro de Andrade, com os 14 filmes do cineasta, em cópias 35 milímetros restauradas. Já a Mostra Autor Contemporâneo será dedicada ao realizador português Pedro Costa, cuja marca registrada são as câmeras ligeiras de vídeo digital. Outra atração do evento é a mostra conceitual Anti-Espectador, baseada no pensamento de Jean-Louis Comolli e que exibirá filmes comentados no livro Ver e poder (Voir e pouvoir) e de Shoah, produção de Claude Lanzmann, legado da memória sobre o extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Todas as sessões ocorrerão na Sala Humberto Mauro, com entrada franca.

Fora dos trilhos

Será no dia 22 o lançamento de Fora dos trilhos, novo livro do professor David Pereira Neves, do ICB. O romance traz a história baseada em fatos reais de Manelzim, nascido em 1912, em Curvelo, cidade do cerrado mineiro. Nele, o personagem narra sua trajetória de fugas: desde um fazendeiro “chifrudo” de sua região aos dogmas e preconceitos, encontrados na grande cidade. O lançamento ocorre a partir das 19 horas, na Status Café Cultura e Arte, à rua Pernambuco, 1.150. Mais informações pelo telefone (31) 3261-6045.

Cobertura de vacinas

Continuam, durante os próximos quatro finais de semana, em Belo Horizonte, visitas de pesquisadores a famílias selecionadas para participar de estudo de campo destinado a medir a cobertura de vacinas em crianças nascidas em 2005. A iniciativa da pesquisa, realizada em todas as capitais do país, é do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Na capital mineira, conta com a parceria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

O estudo de campo prevê a visitação a 1050 crianças. Os adultos por elas responsáveis serão convidados a participar do processo, apresentando o cartão de vacinação e respondendo a um questionário. O objetivo é avaliar se as crianças foram vacinadas com doses válidas, ou seja, de acordo com as recomendações de idade e intervalos entre aplicações.

Prêmio Verde

Ariane Raquel Barbosa e Rafael Andrade Buono, alunos do departamento de Botânica do ICB, receberam, da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o Prêmio Verde pelo melhor trabalho científico apresentado durante o 58º Congresso Nacional de Botânica. Reunindo botânicos brasileiros e de diversos países do mundo, o evento ocorreu no período de 28 de outubro a 2 de novembro, em São Paulo. Os alunos arrebataram o primeiro e o segundo lugar, fato considerado incomum devido à competitividade do Prêmio.

Orientada pelo professor Eduardo Leite Barbosa, a estudante Ariane Barbosa obteve a premiação máxima com o trabalho Auto-incompatibilidade e miiofilia em Octomeria (Orchidaceae, Pleurothallidinae): implicações evolutivas e sistemáticas. Já Rafael Buono conquistou o segundo lugar com o artigo Anatomia e aspectos ultra-estruturais de corpos de alimentação em Hovenia dulcis Thunberg (Rhamnaceae), que recebeu a orientação do professor Élder Antônio Paiva.

Nova sede da OAP

A Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG reabriu suas portas, após período de reforma do espaço de sua sede localizada no segundo andar da Praça de Serviços, no campus Pampulha. Além da reorganização do local, a entidade instalou elevador para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e entregou, à Administração da UFMG, camarim de apoio aos eventos culturais realizados na Praça de Serviços. Localizado no primeiro andar, o espaço foi financiado com recursos da entidade.