Busca no site da UFMG

Nº 1602 - Ano 34
26.03.2008

Aconte

O Guesa Errante

Os projetos Quarta Doze e Trinta e Uma tarde no campus apresentam, esta semana, o mesmo espetáculo teatral: O Guesa Errante, montado por alunos da Escola de Belas-Artes e dirigido pelo professor Antônio Hildebrando.

As apresentações serão na quarta, dia 26, às 12h30, e quinta, dia 27, às 17h30, no auditório da Reitoria. O espetáculo é baseado em poema homônimo do escritor maranhense Joaquim de Souza Andrade, o Sousândrade (1833-1902), e sua montagem foi custeada com recursos de prêmio concedido a Hildebrando pela Sesu/MEC.
Quarta Doze e Trinta e Uma tarde no campus são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). O segundo projeto conta com apoio da Nossacoop.

Brasil-Índia

A UFMG e a Fundação Alexandre Gusmão, ligada ao Itamaraty, assinaram convênio para criação do Centro de Estudos sobre a Índia. No último dia 17, em encontro realizado no gabinete do reitor Ronaldo Pena, o cônsul honorário da Índia, Elson de Barros Gomes Júnior, assumiu o compromisso de apoiar as atividades do Centro.
O Centro reunirá estudos já realizados pela UFMG e viabilizará pesquisas e publicações conjuntas, além de viagens de pesquisadores dos dois países. Para o reitor Ronaldo Pena, o organismo poderá se transformar em referência para a diplomacia brasileira, devendo vir a integrar um futuro núcleo de estudos estratégicos sobre relações internacionais na UFMG.

Intelectuais do Brasil

O historiadores Boris Fausto e Evaldo Cabral de Mello e o escritor Silviano Santiago estarão reunidos no auditório da Reitoria da UFMG nesta terça-feira, dia 25 de março, para mesa-redonda sobre processos de criação. O evento marca o lançamento da coleção Intelectuais do Brasil, parceria da Editora UFMG com a Editora Fundação Perseu Abramo. A mesa-redonda, que será coordenada pela vice-reitora Heloisa Starling, começa às 9h30.
Na ocasião, serão lançados os três primeiros livros da coleção: Leituras críticas sobre Boris Fausto, organizado por Ângela de Castro Gomes, Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello, organizado por Lilia Moritz Schwarcz, e Leituras críticas sobre Silviano Santiago, organizado por Eneida Leal Cunha.

A coleção Intelectuais do Brasil pretende estabelecer diálogo sistemático, crítico e pluralista com autores da geração de intelectuais brasileiros que interpretaram o país no pós-1964. A coleção é coordenada por Flamarion Maués, Juarez Guimarães Rocha, Heloisa Starling, Nilmário Miranda e Wander Melo Miranda.

A mesa-redonda marca a retomada do ciclo de conferências Sentimentos do mundo. Devido ao sucesso em 2007, quando integrou as comemorações do 80º aniversário de fundação da UFMG, a série terá continuidade nos próximos dois anos.

Cepe aprova bônus

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG aprovou, em 18 de março, proposta da Câmara de Graduação que prevê pontuação adicional nas provas do vestibular para alunos egressos de escola pública. A proposta será agora analisada pelos integrantes do Conselho Universitário, responsável pela decisão final.

O texto aprovado prevê a atribuição de adicional de 10% na pontuação obtida pelos candidatos que freqüentaram a escola pública durante os 11 anos do ensino básico. O objetivo da iniciativa é diminuir os efeitos da forte seletividade social que marca os concursos de ingresso das universidades públicas brasileiras.

Se a proposta for homologada pelo Conselho Universitário, o mecanismo será adotado entre os anos de 2009 e 2012. Em 2011, os resultados dessa política serão avaliados – o que inclui o desempenho dos alunos beneficiados ao longo de seus cursos. A partir dessa análise, a Universidade decidiria então pela manutenção, alteração ou supressão da medida para os concursos posteriores a 2012.

Proex reformula site

Uma das principais características da Extensão é o dinamismo. Este conceito orientou a reformulação do site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no ar desde a semana passada. Mais colorida e fácil de navegar, a nova página eletrônica contém informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela UFMG. Além disso, disponibiliza documentos, anais, histórico da Extensão e notícias.

Primeira ação externa da Assessoria de Comunicação da Proex em 2008, o site tem como propósito reunir um banco de dados dinâmico e ativo sobre as atividades de Extensão desenvolvidas pela UFMG.

O reitor Ronaldo Pena participou do café da manhã de lançamento do novo site, realizado no dia 18 de março. Ele e a pró-reitora de Extensão, Ângela Dalben, deram, simbolicamente, o primeiro “clique” na página e a apresentaram aos convidados. “Com esse formato, ela ficou mais condizente com a realidade da Extensão”, comentou Ângela Dalben.