![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Nº 1686 - Ano 36
15.3.2010
Grupo de estudantes intercambistas de universidades de 16 países que iniciaram seus estudos na UFMG plantaram, no dia 5, mudas de árvores no campus Pampulha. A atividade foi realizada no estacionamento do novo prédio da Escola de Engenharia.
Cada muda plantada representa os países de origem dos estudantes – Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Israel, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. No mês passado, os estudantes receberam as boas-vindas da UFMG com um tour pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade e também pelo campus. Eles participaram ainda de reuniões com orientações sobre intercâmbio, matrícula e procedimentos acadêmicos, além de palestra feita por agente da Polícia Federal. Atividades esportivas e culturais também entraram na agenda dos novos alunos, como piquenique no Centro Esportivo Universitário.
O professor Tasso Moraes e Santos recebeu, no último dia 10, o título de Professor Emérito da Faculdade de Farmácia da UFMG, em solenidade presidida pelo reitor Ronaldo Pena e pelo diretor da Unidade, Lauro Mello Vieira.
A homenagem é conferida a professores aposentados pela Universidade que se destacaram no exercício da atividade acadêmica. Tasso Moraes e Santos é professor voluntário da UFMG, integra o corpo editorial da Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas e é revisor de publicações da área.
Heliane Diniz Ribeiro, filósofa, poetisa e funcionária aposentada da UFMG, lança, nesta quinta-feira, 18 de março, o livro Forget me not. A obra é uma coletânea de poesias selecionadas de Heliane, seu pai Hélio Greco Ribeiro e o bisavô, Jefferson Ribeiro.
As poesias de Heliane vêm de uma tradição da família que, desde o final do século 19, acumula versos que abordam temáticas variadas. “Solidão, despedida e a ditadura são algumas das questões trabalhadas pelos textos publicados no livro”, afirma Heliane.
O título da publicação – Forget me not –, o mesmo de um soneto de Jefferson Ribeiro, faz referência à intenção de cristalizar a memória dos amigos e familiares que já se foram. O lançamento da obra será às 16h, na OAP na Praça de Serviços, do campus Pampulha.
A edição de fevereiro do periódico 2010 Em Debate já está disponível para leitura no Portal Opinião Pública. A editoria Dossiê debate o tema Eleições no Chile e Alemanha: ideologia ou economia?, com textos de Letícia Ruiz Rodriguez (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), Sébastien Dubé (Universidad Diego Portales, no Chile) e Renate Köcher (Institut für Dermoskopie, na Alemanha).
Na seção de opinião, a professora Araceli Mateo, da Universidad de Salamanca, da Espanha, assina o texto “Sobre o debate Mulher e Política”. Já a resenha é de autoria do professor Carlos Eduardo Freitas, da Universidade de São Paulo (USP), que fala sobre Emoções ocultas e estratégias eleitorais. Em Debate é uma publicação mensal em formato eletrônico vinculada ao grupo de pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, da UFMG.
Estão abertas as inscrições para o VI Encontro de Zootecnistas do Norte de Minas, a ser realizado no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional de Montes Claros, de 14 a 17 de abril de 2010. A programação do evento, que acontece pelo sexto ano consecutivo, prevê palestras, minicursos e workshop. As taxas têm valores promocionais até 26 de março de 2010.
Mais informações pelo telefone (38) 2101-7796, pelo e-mail eventozoo@gmail.com ou no blog www.gena-ufmg.blogspot.com.
Um show influenciado pelos contrapontos bachianos e os ritmos afro-brasileiros. Essa é a proposta do espetáculo musical Entre linhas, que reunirá, nesta quarta-feira, dia 17, às 12h30, na Praça de Serviços, a cantora mineira Maria Bragança, o percussionista baiano Djalma Corrêa e os músicos convidados Sergio Rabelo e Max Robson, em mais uma edição da série Quarta Doze e Trinta.
O repertório inclui Villa-Lobos, canções próprias e melodias africanas. Além da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), esta edição também é promovida pela Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE), responsável pela organização da Semana Marciana do Estudante, que termina nesta sexta-feira, dia 19. A entrada é franca.
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) abriu um posto avançado na Faculdade de Medicina. Equipe composta por 14 profissionais da Gerência de Atendimento a Projetos passa a atender no local os coordenadores de projetos (pesquisa, prestação de serviços e extensão) da área da Saúde, de quem partiu a demanda.
Além da Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e Escola de Enfermagem, o posto oferece apoio às iniciativas da Escola de Arquitetura. O protocolo da documentação referente aos trabalhos dessas unidades também será efetuado no local. O atendimento a alunos de extensão continua restrito aos postos do campus Pampulha e do Conservatório UFMG.
Localizado no subsolo da Faculdade de Medicina – que fica na avenida Alfredo Balena, 190 –, o novo posto da Fundep pode ser contatado pelos telefones (31) 3409-8015 e 3409-8014.