Busca no site da UFMG

Nº 1686 - Ano 36
15.3.2010

Para usar melhor

Biblioteca Universitária mantém programa de treinamento para a comunidade da UFMG que acessa o Portal da Capes

Ana Rita Araújo

Considerada um dos bens mais preciosos da atualidade, a informação se multiplica com tal velocidade que muitas vezes confunde quem a procura. Por isso, apesar das ferramentas que classificam e reúnem publicações online, é preciso aprender a pesquisar nas bases de dados. Que o digam os alunos de graduação em seus primeiros passos como bolsistas de iniciação científica.

“No Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), eles têm à sua disposição nada menos que 150 mil e-books, 21 mil periódicos, 126 bases referenciais e 78 sites contendo livros com texto completo”, enumera a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Maria Elizabeth de Oliveira Costa.

Com o intuito de facilitar o acesso ao acervo do Portal de Periódicos, a Biblioteca Universitária mantém cronograma de treinamento, aberto a toda a comunidade universitária. “São cursos gratuitos de apenas duas horas de duração, ministrados por bibliotecárias que apresentam o Portal aos usuários com informações sobre as novas funcionalidades, implantadas no final de 2009”, explica Elizabeth. Na segunda quinzena de cada mês letivo de 2010 será oferecido o treinamento em cinco turmas, com total de 200 vagas.

As inscrições para as turmas de março ainda estão abertas. O usuário pode participar do curso pela manhã, nos dias 23 ou 25, ou à tarde, nos dias 22, 24 e 26. A diretora do Sistema de Bibliotecas explica que o treinamento atende particularmente a demandas das pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação da UFMG, que desejam expandir o uso do Portal em especial entre os bolsistas de Iniciação Científica e os estudantes de pós-graduação.

“O Portal é uma ferramenta criada pelo governo para facilitar o acesso às principais revistas científicas de todo o mundo. Nossa intenção com o treinamento é mostrar aos bolsistas tudo o que o Portal oferece e apresentar as novas ferramentas, para enriquecer o trabalho de pesquisa que eles estão iniciando”, afirma o pró-reitor de pesquisa, Carlos Alberto Tavares.

Pró-Multiplicar

A pró-reitora de Pós-Graduação, Elizabeth Ribeiro da Silva, explica que, embora o cronograma de treinamento da Biblioteca seja aberto a toda a comunidade universitária, haverá turmas específicas para alunos de doutorado que recebem bolsas da Capes. Com data marcada para o período de 8 a 10 de junho, esse treinamento integra o projeto Pró-Multiplicar, lançado nacionalmente pela Capes com o intuito de capacitar seus bolsistas de pós-graduação, nos anos iniciais de doutoramento, a atuarem como monitores e divulgadores do uso do Portal junto aos seus colegas de graduação e de pós-graduação.

“Considero o Portal Capes, principalmente com a nova interface, extremamente importante para os trabalhos da pós-graduação. Ao permitir o acesso a uma base muito extensa de dados, ele facilita o desenvolvimento dos projetos de teses e dissertações”, comenta Elizabeth Ribeiro da Silva. Na UFMG, o Pró-Multiplicar é coordenado pela professora Beatriz Cendon, da Escola de Ciência da Informação, e pelas bibliotecárias Maria Elizabeth de Oliveira Costa, diretora do Sistema de Bibliotecas, e Maria de Fátima Pinto Coelho, bibliotecária da Faculdade de Direito.

Disponível para mais de um milhão

Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br) provê acesso fácil a informação científica e tecnológica, disponibilizada pelo governo federal brasileiro para o sistema de educação superior do país. Atualmente, mais de 1,3 milhão de membros de universidades, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, equipes técnicas e administrativas das instituições consorciadas têm acesso livre e gratuito às coleções e aos serviços disponíveis por meio de terminais ligados à internet localizados nas instituições ou por elas autorizados.

Com nova interface desde o final de 2009, o Portal manteve as ferramentas da versão anterior, como busca por título ou base de dados, e incorporou novidades como a busca integrada ao acervo assinado pela Capes. Permite ainda a personalização do acesso ao conteúdo científico e informativo disponível no site e oferece aos usuários um novo layout.

“Considerando o tamanho do acervo, é imprescindível que os estudantes e pesquisadores tenham familiaridade com o uso dos recursos de busca e conheçam as interfaces das bases”, comenta Elizabeth de Oliveira Costa, ao ressaltar que os bibliotecários da UFMG estão preparados para repassar à comunidade acadêmica informações sobre a utilização de todo o recurso informacional disponibilizado no Portal.

Ela informa ainda que a diretoria da Biblioteca Universitária possui setor de apoio ao usuário do Portal, que pode ser acionado pelo endereço eletrônico setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.