Busca no site da UFMG

Nº 1686 - Ano 36
15.3.2010

Especializada em sertão

Com a inauguração da Biblioteca do Sertão, localizada no Espaço UFMG-Fundep, Montes Claros reforça sua fama de portão de entrada para o sertão. “A Biblioteca do Sertão tem o objetivo de contemplar os vários aspectos que caracterizam a vida daquela região”, explica a vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Rosemary Tofani Motta.

Para isso, está sendo montado um acervo de livros, enciclopédias, discos em vinil, DVDs e outros suportes com conteúdos relacionados à cultura do sertão. Esse material foi adquirido por meio de parceria entre a UFMG e a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, que investiu R$150 mil na compra do acervo inicial.

Segundo Rosemary Motta, o objetivo da Biblioteca é atender não só o pesquisador, mas o público em geral. Só de livros, já foram adquiridos 574 exemplares de 482 títulos diferentes, que estão sendo catalogados pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG para serem enviados a Montes Claros.

Entre as obras, estão algumas raridades como exemplares das primeiras edições de Grande sertão: veredas (lançado em 1956) e Primeiras estórias (1962), dois clássicos de Guimarães Rosa. Por sinal, o mineiro de Cordisburgo tem uma relação singular com a Biblioteca: além de toda a sua obra literária retratar o sertão, o projeto de criação da Biblioteca surgiu em 2008, como parte das comemorações do seu centenário de nascimento.

Para o professor Rogério de Souza, a Biblioteca do Sertão abrirá vasta possibilidade de consulta para os habitantes de Montes Claros. “É uma população muito apegada à cultura, às tradições e manifestações artísticas. Esse acervo resgata boa parte da nossa cultura, é algo de muito valor e significado para a cidade”, afirma o diretor do ICA.

Livros aos montes

Além da UFMG, presente com o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Montes Claros abriga outras 17 instituições de ensino superior. “A cidade é hoje um polo universitário e há aqui grande carência de uma livraria que atenda esse público satisfatoriamente”, revela o professor Rogério de Souza. Com essa preocupação, a Editora UFMG abre uma livraria na cidade, dentro do Espaço UFMG-Fundep.

“Já providenciamos um acervo que atenda alunos, professores e o público em geral”, afirma a vice-diretora da Editora UFMG, Silvana Cóser. Segundo ela, a livraria está entrando em contato com as faculdades e universidades locais com o objetivo de oferecer a bibliografia adotada pelos cursos da cidade.

A Livraria UFMG de Montes Claros é a quarta inaugurada pela Universidade, que também possui duas lojas em Belo Horizonte (uma na Praça de Serviços do campus Pampulha e outra no Conservatório UFMG) e uma em Ouro Preto. Para comemorar a abertura da unidade, a Editora UFMG está preparando o lançamento do livro Histórias dos gerais, organizado pelo professor Eduardo Magalhães Ribeiro, do ICA. A obra reúne pesquisas realizadas na região do Alto-Médio São Francisco entre 2007 e 2010 para traçar um panorama do rio, dando voz aos personagens que vivem e veem de perto a sua realidade. O lançamento acontece no dia 23 de março, na própria Livraria UFMG.

Livraria UFMG – Montes Claros
Rua Viúva Coronel Francisco Ribeiro, 40 – Centro
Funcionamento: de 2ª a 6ª feira,
das 9 às 18 horas
sábados, das 9 às 13 horas.
Contato: (38) 3221-6580
livraria-montesclaros@editora.ufmg.br