Busca no site da UFMG

Nº 1721 - Ano 37
29.11.2010

Reynaldo Muniz e Paula Ribeiro assumem direção da FACE

Nova gestão pretende trabalhar pela consolidação da infraestrutura de ensino e pesquisa

Giselle Ferreira

Os professores Reynaldo Maia Muniz, do Departamento de Ciências Administrativas, e Paula de Miranda Ribeiro, do Departamento de Demografia, tomam posse nesta segunda, 29 de novembro, como diretor e vice-diretora da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). A cerimônia será realizada às 19h, no Auditório 4 da Faculdade, no campus Pampulha.

Reynaldo Maia Muniz, vice-diretor na gestão do professor José Alberto Magno de Carvalho, assume agora a direção da Unidade e pretende trabalhar para manter e aperfeiçoar a infraestrutura necessária para a evolução do ensino e da pesquisa na Unidade. Segundo ele, as prioridades são as tecnologias de informação e os laboratórios de microdados, um dos principais eixos de pesquisa da Faculdade.

O professor destaca que a Face já presta grande serviço à comunidade acadêmica, ao manter uma biblioteca com funcionamento 24 horas, mas que ainda ambiciona transformá-la em referência na área das ciências sociais aplicadas no Brasil.

Para Reynaldo, outra missão importante da nova diretoria será assegurar a revisão dos processos pedagógicos, de forma a possibilitar, com êxito, a consolidação do processo de implantação do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Os cursos de Relações Internacionais e de Controladoria e Finanças começaram este ano. Para incorporar os novos alunos, precisamos aperfeiçoar o funcionamento da Unidade”, afirma.

Nos últimos quatro anos, a Face vem passando por um processo de integração ao campus Pampulha, considerado importantíssimo pelo professor. “Pretendemos estar cada vez mais presentes nos assuntos da Universidade”, conclui.

Trajetórias

Reynaldo Maia Muniz possui graduação em Engenharia Química (1978), mestrado em Ciência Política pela UFMG (1984) e doutorado em Ciência Política e Administração Pública pela Universidad Complutense de Madrid (1998). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e estrutura organizacional, teoria das organizações, governança corporativa, teoria da firma, poder nas organizações e políticas públicas.

Paula de Miranda Ribeiro é graduada em Ciências Econômicas (1989) e mestre em Demografia pela UFMG (1993), doutora em Sociologia e Demografia pela University of Texas at Austin (1997) e pós-doutora pela University of Texas at Austin (2009-10). Tem experiência na área de demografia, com ênfase em saúde reprodutiva, raça, métodos qualitativos e juventudes. Recentemente, iniciou estudos que relacionam demografia e religião.