Busca no site da UFMG
ß

Nº 1721 - Ano 37
29.11.2010



 

Combate à DENGUE

O Departamento de Gestão Ambiental da UFMG e a Gerência Regional de Controle de Zoonoses Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte promoverão, nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, o Dia D de Combate à Dengue na UFMG. A mobilização, que começa às 9h na Praça de Serviços, constará de montagem de estande com material informativo sobre a doença e vistoria nas unidades para detecção de criadouros do vetor da dengue por agentes da PBH.

Além disso, servidores da Divisão de Áreas Verdes e do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais intensificarão a limpeza e recolhimento de possíveis criadouros nas áreas internas, externas e comuns do campus, com ênfase em regiões marginais, aceiros e bordaduras dos fragmentos florestais.

APOSENTADOS do campus saúde

A Associação dos Funcionários Aposentados do campus Saúde (Afamed) comemora, na próxima segunda-feira, dia 6, seu aniversário de 25 anos, com um evento no Salão Nobre da Faculdade de Medicina a partir de 14h. A entrada é aberta ao público. Uma das fundadoras, Maria Margarida Rosa, falará sobre a história da entidade, cujos objetivos são estimular a participação dos associados nas lutas reivindicatórias da categoria; incentivar a interação com a sociedade; defender a universidade pública e gratuita; trocar informações de interesse dos aposentados e promover atividades de lazer e programas socioculturais.

Recursos MINERAIS

Estão abertas até 14 de janeiro as inscrições para o curso de especialização em Engenharia de Recursos Minerais, oferecido pela Escola de Engenharia da UFMG. Lavra, processamento mineral e meio ambiente na mineração são as áreas de concentração do curso, aberto a profissionais que atuam em mineração. A ficha de inscrição está disponível na página eletrônica do Departamento de Engenharia de Minas (www.demin.ufmg.br). Mais informações na secretaria do Departamento, pelo telefone (31) 3409-1860.

GANDARELA e CARAÇA

Será realizado na terça-feira, 30 de novembro, e quarta, 1º de dezembro, no auditório do IGC, o Seminário O olhar da UFMG sobre as serras do Gandarela e do Caraça: patrimônio socioambiental e sustentabilidade, organizado pelo curso de Turismo da UFMG.

O evento reunirá professores de várias áreas da UFMG – IGC, ICB, EBA e Fafich – que discutirão aspectos relacionados às serras do Gandarela e Caraça, patrimônios histórico-ambientais de Minas Gerais que, apesar de relativamente bem conservados, sofrem a pressão da ocupação urbana irregular e da exploração mineral – as duas serras estão localizadas em pleno Quadriláterro Ferrífero, área rica em minério de ferro.

O seminário é aberto à comunidade acadêmica à UFMG e aos integrantes do movimento pela preservação da Serra do Gandarela. As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas pelo e-mail seminariogandarela@gmail.com. Mais informações no blog seminariogandarela.blogspot.com.

MÉRITO médico

Cinco professores da Faculdade de Medicina da UFMG – Ennio Leão, Enio Roberto Pietra Pedroso, Francisco Eduardo de Campos, João Carlos Pinto Dias e José Saraiva Felipe – receberam, no último dia 24, em Brasília, a Ordem do Mérito Médico, concedida pelo Ministério da Saúde. José Agenor Álvares da Silva, ex-aluno da Faculdade de Farmácia e coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG (1992/1993), também foi agraciado com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz na categoria Ouro.

Saraiva Felipe (coordenador do Nescon entre 1990 1991) foi homenageado na classe de grã-cruz. Francisco Eduardo de Campos, coordenador licenciado do Nescon, recebeu a condecoração de grande-oficial pela sua contribuição para a educação médica. Ennio Leão e Enio Pedroso viraram comendadores da ordem, em reconhecimento à criação de uma importante escola de pediatria social e pela humanização da prática médica. Também na categoria comendador, João Carlos Pinto Dias foi reconhecido por relevante participação nos estudos da doença de Chagas.

Os agraciados foram anunciados por decreto presidencial, após indicação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

TV UFMG

Será realizado no dia 4 de dezembro o IV Workshop da TV UFMG. Durante o evento, aberto a estudantes da UFMG e de outras faculdades de comunicação, serão selecionados os estagiários para período de férias e para compor a equipe da emissora em 2011.

Apuração e redação de pautas, produção de texto para stand-up e preparação de roteiros são alguns dos temas abordados. Durante a abertura, o coordenador geral da TV UFMG, Luiz Henrique Batista, falará sobre formação complementar e os desafios da TV Universitária. Em seguida, Elói Oliveira, repórter da TV Bandeirantes e Rádio BandNews, discutirá os desafios da reportagem de TV.

O workshop será realizado das 8h às 17h, no auditório 1 da Face, no campus Pampulha. Para se inscrever, os interessados devem enviar currículo para o endereço tvufmg@ufmg.br. Outras informações pelo telefone 3409-4569.

A TV UFMG integra o Canal Universitário de Belo Horizonte, veiculado em emissora local a cabo – canais 12 da NET e 14 da Oi TV.