O Congresso de Inovação e Metodologias (CIM) no Ensino Superior é um evento acadêmico voltado para a produção e socialização de conhecimentos derivados das experiências e pesquisas sobre ensino superior. Ele é organizado em torno de apresentação de trabalhos no formato de grupos de colaboração, conferências, debates, oficinas e minicursos. De 2015 a 2019, tratou-se de um evento local, mas a partir de 2020, devido a capacidade de articulação da UFMG se tornou um evento regional, interinstitucional e bianual congregando diversas universidades e institutos mineiros. O evento visa envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação, além de proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação e discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação. Com isso, promover discussões sobre a formação em docência no ensino superior e propiciar questionamentos sobre os diferentes papéis dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o protagonismo dos estudantes e assim, contribuindo para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Edições anteriores:

2015, tema: Quais mudanças queremos no ensino de graduação da UFMG, sede UFMG;
2016, tema: O estudante como agente de mudanças em comunidade, sede UFMG;
2017, tema: i9 com 5c, sede UFMG;
2019, tema: Ensino-aprendizagem em tempos digitais, sede UFMG;
2020, tema: Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?, sede Universidade Federal de Lavras (UFLA);
2022, tema: O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na Educação Superior e Tecnológica, sede Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

No ano de 2024, o VII Congresso ocorrerá na Universidade Federal de Ouro Preto. Este congresso tem abrangido em cada edição cerca de 300 participantes, com mais de 100 artigos aprovados e apresentados nos vários Grupos de Colaboração (GC), e ainda diversas oficinas e minicursos.

O Congresso visa envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação, além de proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação e discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação. Com isso, promover discussões sobre a formação em docência no ensino superior e propiciar questionamentos sobre os diferentes papéis dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o protagonismo dos estudantes e assim, contribuindo para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Docentes do ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação, técnicos administrativos em educação e demais interessados.

As ofertas do Congresso são organizadas em três fases, que consistem em: pré-congresso, que contempla as ações de divulgação e sensibilização para o evento; congresso, composto pelos encontros presenciais e o pós-Congresso, que constitui na reflexão e avaliação contínua para o aprimoramento.

As informações são divulgadas no site e redes sociais do GIZ.

Email: giz@prograd.ufmg.br

No Content