Campus Pampulha recebe reunião do Conselho de Reitores da AUGM
  • 06
  • 09
Dirigentes se reuniram na Sala de Sessões da Reitoria. Foto: Raíssa César / UFMG

Na segunda (5), alguns dirigentes se reuniram na Sala de Sessões da Reitoria para discutir pautas da Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe, que será realizada em 2018. Foto: Raíssa César / UFMG

 

Formado pelos dirigentes das 33 universidades da América do Sul que compõem a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), o Conselho de Reitores da entidade está realizando, nesta quarta-feira, 6, no campus Pampulha, sua 72ª reunião semestral.

Na abertura do encontro, o presidente da AUGM, Waldo Albarracín, falou de sua convicção de que a entidade tem uma importante linha de atuação, ao considerar a educação como bem público, direito humano e imperativo categórico para os estados.

Reitor da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), na Bolívia, Albarracín destacou que os integrantes querem dar à Associação um “protagonismo distinto no contexto internacional, ao levar a bandeira da educação como um instrumento fundamental de desenvolvimento de nossos povos e países”.

Albarracín afirmou que as universidades que compõem a AUGM estão “conectadas diretamente nessa função sagrada, fundamental”, de contribuir eficazmente para o desenvolvimento dos países, extinguir as assimetrias sociais e injustiças e consolidar estados fortes e democráticos, onde os direitos humanos não sejam só um discurso.

Compuseram a mesa de abertura do evento Álvaro Maglia, secretário executivo da AUGM, Waldo Albarracín, presidente da entidade, Jaime Ramírez, reitor da UFMG, Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG e Gerónimo Laviosa, vice-presidente da AUGM.

AUGM

Para a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, a realização da reunião do Conselho de Reitores como parte das comemorações de 90 anos sinaliza o apoio da Rede à missão da UFMG. “Para nós, é muito importante receber essa reunião, que é administrativa, mas tem também um grande peso simbólico, porque reforça a integração das universidades, e é um momento em que os nossos parceiros vêm conhecer a UFMG”, afirma.

Em sua opinião, a AUGM é uma associação estratégica, porque reúne universidades públicas que têm compromisso, objetivo e ideal comuns. “Eu diria que é a rede mais importante em termos de parceria consolidada”, completa a vice-reitora, lembrando que a concessão da Medalha Reitor Mendes Pimentel, em solenidade na noite de hoje, é um reconhecimento da relevância da entidade.

“A medalha tem um significado especial para a UFMG. O reitor Mendes Pimentel foi um grande defensor das universidades públicas, do tripé ensino-pesquisa-extensão e do diálogo da universidade com a sociedade, aspectos que a AUGM preza muito”, observa Sandra Goulart Almeida.

Mais Notícias
'Teaser' resume série da TV UFMG sobre os 90 anos
  • 8 set 2017
  • 0
A série 90 anos de histórias, produzida pela TV UFMG, reuniu, nos últimos meses, depoimentos de pessoas que foram transformadas por suas experiências na UFMG,...
Coral da Escola de Engenharia, regido pelo maestro Gabriel Gama, fez apresentações na solenidade. Fotos: Foca Lisboa/ UFMG
  • 29 mar 2017
  • 0
Ocorrida há exatos cem anos, a colação de grau da primeira turma da Escola de Engenharia foi lembrada na manhã desta quarta-feira, 29, em solenidade...
Obras de Portinari inspiradas no livro de Cervantes
  • 17 jul 2017
  • 0
De hoje, 17, até 20 de setembro, estará aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Espaço Expositivo do Conservatório UFMG,...