Site que comemora os 90 anos da UFMG está aberto a contribuições da comunidade universitária, por Gabriel Araújo*

Em 11 de maio de 1892, Levindo Ferreira Lopes idealizava a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, que seria instalada naquele ano em Ouro Preto, então capital de Minas Gerais, e transferida para Belo Horizonte em 1898. Em 1927, por decisão do então presidente do estado de Minas Gerais, Antônio Carlos, nascia a Universidade de Minas Gerais (UMG), como resultado da mobilização da elite mineira. Entre os 89 anos que separam o ato de fundação da UMG e o ano de 2016, a universidade incorporou o “Federal” em seu nome, 20 unidades acadêmicas foram criadas, e uma cidade universitária foi construída.

Toda essa trajetória é relatada minuciosamente na aba História da UFMG, que integra o site que comemora os 90 anos da Universidade. Essa seção é constituída de uma linha do tempo que percorre momentos cruciais da Universidade. Ao visitá-la, o professor de artes visuais do Coltec José Eduardo Borges, conhecido como Zé Du, notou a falta de uma foto do Colégio Técnico na história da instituição. A linha do tempo apenas informava o ano de início da construção do Coltec, 1965, e a inauguração do prédio, em fevereiro de 1969.

“Foi aí que entrei em contato, pois tinha uma foto interessante para compor o registro”, comenta o professor, que é docente do Coltec há 23 anos. Em 2009, ele colaborou com a exposição que comemorava quatro décadas de fundação da Unidade: “À época, pesquisamos uma documentação mais antiga da escola – objetos, equipamentos, vídeos e fotos – e a reunimos em uma exposição no saguão da Reitoria”. As fotos que ele enviou agora estão disponíveis tanto na linha do tempo do site 90 anos UFMG quanto na galeria de imagens históricas.

Depoimentos

O site também dispõe de área para abrigar depoimentos de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFMG. Aberta com depoimentos dos reitores, a seção começa a abrigar impressões da comunidade universitária.

A professora emérita Maria Norma de Melo, do Departamento de Parasitologia do ICB, deu o primeiro passo. Ao ler sobre o lançamento do site no BOLETIM, ela se sentiu estimulada a colaborar. “O site é muito importante para a UFMG porque dá visibilidade à instituição.”

Cópia do depoimento de Maria Norma de Melo: batalhas vencidas. Foto: Lucas Braga/ UFMG

Norma de Melo, que ingressou como aluna do curso de Farmácia e Bioquímica da universidade, em 1965, diz que passou a vida inteira aqui, desde os 17 anos. “Formei na UFMG, de aluna fiquei como professora, e hoje sou emérita do ICB”, conta. E ainda comenta, rindo, que seus colegas brincam que ela nunca sairá da Instituição.

A professora escreveu uma carta e pediu que seu conteúdo fosse adicionado à galeria de depoimentos do site. No texto, ela menciona suas ações como professora do Instituto de Ciências Biológicas que possam ter colaborado para o crescimento da ­Universidade como instituição de ensino e pesquisa. “Hoje, embora já tenha cumprido meu tempo de serviço, ainda continuo no ICB e me recordo das batalhas vencidas pela UFMG que se tornou grande, respeitada, formadora de pessoal qualificado para a demanda constante de inovação e tecnologia que orienta os rumos do mundo.”

Além de abrigar a programação oficial do ano de aniversário, com eventos que vão até setembro de 2017, e a linha do tempo com fatos e imagens históricas da Universidade, o site também hospeda uma galeria de reitores e biografias de personalidades notáveis que se formaram na UFMG.

“Seu principal objetivo é trabalhar a memória”, resume o diretor do Centro de Comunicação, Marcílio Lana. “Por isso, fica o convite para que a comunidade universitária o transforme em espaço de encontro”, afirma.

O site dos 90 anos da UFMG está em processo de construção, aberto para receber contribuições de toda a comunidade universitária. Depoimentos, imagens, arquivos e histórias podem ser encaminhados pelo link.

Mais Notícias
Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 8 mar 2017
  • 0
Cerimônia de entrega do título de professor emérito aos docentes Vera Alvarenga Nunes e Rômulo Cerqueira Leite marca a abertura das comemorações dos 85 anos...
O maestro e o coral, no último Festival de Inverno. Ars Nova – Coral da UFMG / Facebook
  • 29 ago 2017
  • 0
O maestro e o coral, no último Festival de Inverno. Ars Nova – Coral da UFMG / Facebook   O maestro e professor Lincoln Andrade...
lyle
  • 19 out 2017
  • 0
Campbell: linguística e genética ajudam a explicar a evolução das línguas. Foto: Foca Lisboa/UFMG   Em conferência, professor da Universidade do Havaí traçou panorama das...