História da SBPC na UFMG

A origem da SBPC remonta ao ano de 1948, época marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial e pela expansão do ideal da ciência como um método de promoção do desenvolvimento social e econômico no mundo.

Talvez motivados por esse sentimento, um grupo de cientistas fundou, em 8 de julho de 1948, na Associação Paulista de Medicina, uma Sociedade para o Progresso da Ciência. Os primeiros anos de existência da SBPC coincidem com a institucionalização da ciência no Brasil – em 1951, foram criados o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – e com a estruturação das instituições de nível superior no país.

Em seus 90 anos de história, a UFMG sediou quatro vezes a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, congregando a comunidade universitária no debate para a promoção da ciência e da tecnologia no país.

• 1965
    Pela primeira vez

A Universidade de Minas Gerais sediou a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência pela primeira vez quando ela estava em sua 17ª edição. O encontro congregou cerca de mil participantes, entre cientistas brasileiros e estrangeiros, e contou com apresentação de 600 trabalhos. Ao fim do evento, o presidente da comissão organizadora, Wilson Beraldo, encaminhou memorial à Presidência da República em que salientou que o “êxodo de cientistas brasileiros” tinha como principal causa a impossibilidade  de os profissionais desenvolverem suas atividades em regime de tempo integral.”

Foto: Pessoas a embarcar no ônibus para a 3ª Reunião Anual da SBPC, sediada em Belo Horizonte em julho de 1951. A primeira reunião da SBPC com sede na UFMG aconteceria apenas em 1965. Foto: Acervo SBPC

• 1975
    Pássaro morto: por quê?

Um pássaro morto estampava a identidade visual da 27ª reunião da SBPC, junto com a interrogação “Por quê?”. Por que o mundo biológico e a humanidade se encontram ameaçados frente a uma crescente deterioração do meio ambiente? Essa pode ter sido uma das perguntas que preocuparam os cientistas durante o encontro, que teve como temas mais marcantes a ecologia e a conservação da natureza.

Foto: Em mesa, Carolina Bori, Marco Antônio Dinato Bruno, Renato Basile, Luiz Edmundo Magalhães, Oscar Sala, José Reis e outro durante a 27º Reunião Anual SBPC, realizada em Belo Horizonte na UFMG em 1975. Foto: Acervo SBPC

• 1985
    Começar de novo

Esses foram os dizeres na identidade visual da 37ª Reunião Anual da SBPC, que mostrava uma folha verde brotando de um tronco seco. A reunião foi realizada na UFMG em julho de 1985, durante a gestão do reitor José Henrique Santos. No cenário da redemocratização, os debates reuniram cerca de oito mil pessoas na universidade. Os 2.800 trabalhos apresentados versavam sobre assuntos como ciência, tecnologia, constituinte, reforma agrária e Brasil democrático.

Foto: Em mesa, Aziz Nacib Ab’Saber, Carolina Martuscelli Bori, Crodowaldo Pavan, Ademar Freire-Maia e outros durante a 37º Reunião Anual SBPC na UFMG, em 1985. Foto: Acervo SBPC

• 1997
    Ciência hoje, Brasil amanhã

Os debates e a programação geral da 49ª Reunião Anual da SBPC foram norteados pela promulgação da Lei de Patentes, que entrara em vigor em maio daquele ano. A Reunião foi realizada em julho de 1997 durante mandato do reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos. Na ocasião, foram realizadas discussões sobre a relação da ciência com a indústria e a sua dificuldade em realizar inovações tecnológicas, em razão de entraves encontrados. Também foram discutidas questões relacionadas a ecologia, democracia e corrupção.

Foto: Tenda Cultural durante a 49º Reunião Anual SBPC na UFMG, em 1997. Foto: Acervo SBPC

Inovação. Diversidade. Transformações

No ano de seu aniversário de nove décadas, a UFMG recebe a Reunião Anual da SBPC pela quinta vez em sua história.

Durante a 68ª Reunião, realizada em Porto Seguro, no ano passado, o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, resumiu o sentimento que deve guiar a realização do evento em Minas Gerais: “O momento em que vivemos é muito marcante na história da Universidade, com muitos desafios, algumas incertezas, mas a SBPC, em sua 69ª edição, e a UFMG, nos seus 90 anos, serão cada vez mais fortes. Nossas instituições são a soma de cada um de nós, mas são muito mais do que todos nós. Permanecerão com o nosso trabalho e continuarão para um Brasil cada vez mais justo, equânime e solidário, sobretudo para uma ciência mais forte em prol do desenvolvimento do nosso país”.