LEITE VANGINEI SILVA (NEI XAKRIABÁ)
Foto de arquivo pessoal

Muito interessante a iniciativa da UFMG, que tem contribuído, e muito, para nós, povos indígenas de Minas Gerais, com relação à valorização das culturas e geração de renda, abrindo-nos os olhos para as possibilidades de práticas sustentáveis. Uma pena que parece que com essa PEC (ele se refere à proposta de emenda constitucional 55/241, que limita os gastos públicos, aprovada em dezembro de 2016) vai diminuir e muito o ingresso de indígenas nas universidades.

Nei Xakriabá é graduado em Educação Indígena pela UFMG e participou da Formação Intercultural de Professores Indígenas. Na universidade, ministrou um dos módulos da disciplina Laboratório em Comunicação Social: artes e ofícios de saberes tradicionais, em 2014, e a oficina Cerâmica Xakriabá, do Festival de Inverno da UFMG em 2016.