ANA LÚCIA GAZZOLLA
Ana-Lúcia

Querida UFMG,

Escrevo-lhe hoje esta carta para cumprimentá-la pelo nonagésimo aniversário. Você é somente 24 anos mais velha que eu, e, de uma forma ou de outra, sempre foi parte de minha vida. Em sua Faculdade de Direito estudou meu pai Astolpho, filho de um imigrante italiano que foi colono nas fazendas de café do Sul de Minas. Ele, primeira pessoa de nossa família a fazer um curso superior, foi quem primeiro me contou sobre você, e os casos de seu tempo de estudante foram criando um primeiro elo com a Universidade que mais tarde seria minha. Acho que, por causa dele, sempre sonhei em estudar aqui. Menina de 14 anos, ao terminar o ginásio em Três Corações, já sabia o que queria: e vim fazer o curso clássico no Colégio  de Aplicação, depois o terceiro ano no Colégio Universitário, e a Faculdade de Letras logo após.

Você já se tornara parte de mim e foi generosa comigo. Além de me formar, de me proporcionar o exemplo de tantos mestres, acolheu-me como professora, permitiu-me estudar e trabalhar no que eu gostava, abriu-me o caminho da administração superior e concedeu-me a maior honra, a de ser sua reitora de 2002 a 2006. Sou grata pelos alunos e alunas que tive, pelos colegas com quem convivi e por fazer parte, como todos os docentes, servidores técnico-administrativos e discentes, desses 90 anos de sua bela história.

Pois você, UFMG, destaca-se em tudo: formou e forma gerações de alunos que tiveram grande atuação em todos os campos, das artes às humanidades, da ciência à tecnologia; produz pesquisas de grande impacto, participando de redes nacionais e internacionais; e sua ação extensionista é reconhecidamente transformadora. Sua atuação na área da saúde também tem de ser permanentemente lembrada.

Universidade situada, enraizada no aqui e agora de nossa terra e nosso tempo, você sempre se posicionou com os valores corretos, do lado da justiça e da democracia. É um patrimônio do estado e do país, e mantém, ao mesmo tempo, sua sintonia com o futuro e as referências universais. Mas é e será sempre nossa, cada vez mais madura e experiente, já quase centenária, orgulhosamente mineira, altivamente brasileira, mas sempre aberta ao mundo, relevante, inclusiva, atenta à diversidade, buscando a excelência e compromissada com o que de melhor o engenho e a arte humanos são capazes de produzir. Feliz aniversário, UFMG! E, com sua permanente capacidade de renovação, que venham os novos tempos. Muito obrigada por tudo.

Ana Lúcia Almeida Gazzola foi reitora da UFMG na gestão 2002 – 2006