UFMG sediará conferência sul-americana sobre Humanidades
  • 13
  • 09
Humanidades e Territorialidades

 Evento é realizado entre 4 e 7 de outubro, e trabalhos serão recebidos até o dia 25 de setembro

Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades, que será realizada na UFMG, de 4 a 7 de outubro, no âmbito das comemorações dos 90 anos da Universidade.

As inscrições para participação de ouvintes podem ser feitas até o dia 30 deste mês. Para a submissão de trabalhos, a data-limite é 25 de setembro. A notificação de aceite das inscrições será enviada aos proponentes até o dia 30.

A programação está sendo estruturada com mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações. As atividades serão realizadas no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha.

As apresentações de comunicações devem ser coordenadas por professores e pesquisadores doutores; as apresentações de pôsteres podem ser realizadas diretamente por estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Conforme o site do evento, haverá premiação para os melhores pôsteres.

No mesmo site, já podem ser consultadas a programação geral, a lista de conferencistas confirmados e informações sobre translado e hospedagem, entre outras. As inscrições também serão feitas on-line, por meio do sistema Easy Chair, acessível no mesmo site.

Um dos destaques da programação é a participação de Susanna Hecht, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), que fará a conferência de abertura. Ph.D. em Geografia, Susanna Hecht realiza pesquisas no âmbito da ecologia política, com foco na América Latina, em especial, a Amazônia.

Entendimento global

A Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades integra a programação do Ano Internacional do Entendimento Global (2016), que propõe o debate sobre a globalização nas suas dimensões internacional, nacional e regional.

O evento é também uma atividade preparatória da Conferência Mundial das Humanidades, que ocorrerá em 2017 com o intuito de “refundar as ciências humanas, retomando o seu lugar na sociedade contemporânea e aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa, em face das necessidades da Humanidade no século 21”, como se informa no site do evento.

Informações sobre a Conferência Mundial das Humanidades, que terá sede em Liège, Bélgica, podem ser obtidas no próprio site.

Mais Notícias
PRA / UFMG
  • 12 jul 2017
  • 0
A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, na UFMG, está...
Banner SBPC
  • 29 jun 2017
  • 0
Tremores de terra no Brasil são mais comuns do que se pensa, e, embora os abalos mais fortes (os chamados terremotos) sejam pouco prováveis, o...
Exposição promove um passeio virtual ao longo do Rio das Velhas. Foto: Ana Naemi/Espaço do Conhecimento UFMG
  • 18 abr 2017
  • 0
POR JULIANA FERREIRA*   Exposição promove um passeio virtual ao longo do Rio das Velhas   Tudo começa a cerca de 100 quilômetros de Belo...