Busca no site da UFMG




Nº 1390 - Ano 29 - 03.04.2003


 


Educação de jovens e adultos

Estão abertas, até 11 de abril, as inscrições para o Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG, destinado a funcionários que não concluíram o ensino fundamental (antigo primeiro grau). As inscrições podem ser feitas no próprio local de trabalho do servidor e encaminhadas à seção de ensino da Faculdade de Educação até 14 de abril. Os documentos exigidos são carteira de identidade e carteira funcional ou contracheque.

Os funcionários deverão fazer uma prova escrita na Escola Fundamental do Centro Pedagógico, no dia 23 de abril, às 19h. O teste servirá apenas para orientar a formação das turmas, já que todos os inscritos terão vaga garantida no projeto. As aulas começam no dia 28 de abril.
Mais informações pelos telefones 3499-5190, 3499-5319, 3499-6201 ou pelo correio eletrônico mcfrfon@uai.com.br.

Manual para calouros

O portal Universia Brasil acaba de lançar um manual com informações e dicas para facilitar o dia-a-dia dos calouros. O roteiro aborda desde questões psicológicas até orientações de como pôr em prática a teoria aprendida em sala de aula, além de esclarecer as funções de cada setor da instituição. Para conferir os detalhes do guia, basta acessar o endereço www.universiabrasil.net.

O Universia Brasil tem o objetivo de facilitar a troca de informações universitárias e oferecer serviços e conteúdos para o público acadêmico. Entre os principais serviços do portal, destaque para o Universia Empregos, canal que disponibiliza, gratuitamente, mais de 8 mil vagas no mercado de trabalho, com prioridade para estágios e primeiro emprego; e o Universia Esportes, que divulga as atividades esportivas desenvolvidas nas universidades.

Música popular

A Fundep recebe, até 27 de abril, inscrições aos cursos de música popular da Escola de Música, que serão oferecidos no primeiro semestre de 2003. Voltados para músicos profissionais ou amadores, os cursos aproximam o público da linguagem da música popular e propiciam uma reflexão sobre os gêneros musicais brasileiros e de outros países. Neste semestre, serão oferecidos cursos nas áreas de violão popular, arranjo, contrabaixo (baixo elétrico), bateria, improvisação, percussão popular brasileira, harmonização ao teclado e oficina de sopros.

A mensalidade de cada curso custa R$ 70, e a taxa de inscrição, R$ 18. Os interessados podem se inscrever em dois endereços: Praça de Serviços, no campus Pampulha, e Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534, Centro). Outras informações pelo telefone 3499-4220, correio eletrônico praca@fundep.ufmg.br e na página www.fundep.ufmg.br.

Vagas para magistério

Os prazos estabelecidos pela Resolução 12/84, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), para as solicitações de vagas para magistério foram adiados. Os candidatos às vagas referentes aos primeiro e segundo semestres de 2003 podem protocolar as solicitações até 16 de maio e 17 de outubro, respectivamente, na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). O lançamento do novo sistema Opus/INA 2002, a geração de relatórios de atividades departamentais (que só ocorreu em meados de fevereiro) e o calendário escolar do segundo período letivo de 2002 (encerrado em março de 2003) foram os motivos das alterações das datas. Mais informações na CPPD, pelo telefone 3499-4113.

Programação em Java

Os professores Carlos Camarão, do departamento de Ciência da Computação do ICEx, e Lucília Figueiredo, da Universidade Federal de Ouro Preto, lançaram o livro Programação de Computadores em Java pela Livros Técnicos e Científicos Editora (LTC).

A publicação tem o propósito de servir como livro-texto em cursos introdutórios de programação de computadores, de nível universitário. O livro aborda uma linguagem de programação simples e avançada, a Java, descrevendo conceitos e recursos usados no desenvolvimento de software para diversas aplicações, notadamente aquelas voltadas para a rede mundial de computadores, a Internet.

Segundo o professor Carlos Camarão, o livro é centrado no desenvolvimento do raciocínio abstrato empregado na construção de programas, em lugar da exposição exaustiva dos recursos da linguagem.

Informações adicionais sobre o livro e seu uso em cursos de programação de computadores podem ser obtidas na página www.dcc.ufmg.br/~camarao/ipcj/

Física divertida

O livro Física mais que divertida, do professor Eduardo Campos Valadares, do departamento de Física do ICEx, terá sua versão em alemão lançada no dia 16 de abril, com o nome de Spab mite Physik. A edição germânica do livro, publicada pela editora Aulis Verlang, será apresentada aos participantes do 94o Congresso da Associação de Professores de Ciências e Matemática da Alemanha, pelo professor Klauss Weltner.

Publicada originalmente pela Editora UFMG em dezembro de 2000, a obra traz demonstrações de mais de cem experiências, baseadas no uso de materiais reciclados e de baixo custo, que tornam mais lúdico o aprendizado da física.