Busca no site da UFMG



ICB cria armadilha
contra mosquito da dengue

Álvaro Eiras, coordenador dos estudos: tecnologia pronta para o mercado
Foto: Eber Faioli

Pesquisadores do ICB desenvolveram uma tecnologia que pode acabar com uma das grandes dores-de-cabeça das autoridades de saúde do Brasil: o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Os estudos, coordenados pelo professor Álvaro Eiras, resultaram em uma armadilha contra o inseto que já está sendo comercializada por empresa de Belo Horizonte.

A armadilha é composta por um vaso preto que imita o criadouro do mosquito e por substância que libera um odor que atrai o Aedes . Ao cair na armadilha, o inseto é impedido de depositar seus ovos, pois fica preso a um cartão adesivo colocado na parede do vaso.

Página 5


Reitora analisa proposta orçamentária para as Ifes

Página 3

Expediente

Reitora: Ana Lúcia Almeida Gazzola - Vice-Reitor: Marcos Borato Viana - Diretora de Divulgação e Comunicação Social: Maria Céres Pimenta S. Castro - Editor: Flávio de Almeida (Reg. Prof. 5.076/MG) - Projeto gráfico e editoração: Rita da Glória Corrêa - Pesquisa Fotográfica: Elza F. Oliveira - Impressão: Imprensa Universitária - Tiragem: 8 mil exemplares / Circulação semanal - Endereço: Coordenadoria de Comunicação Social, campus Pampulha, Av. Antônio Carlos, 6.627, CEP 31270-901, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil - Telefones: (31) 3499-4186 e 3499-4189 - Fax: (31) 3499-4188
Correio eletrônico:
boletim@cedecom.ufmg.br
Homepage:
http://www.ufmg.br
É permitida a reprodução de textos, desde que seja citada a fonte.