Busca no site da UFMG




Nº 1447 - Ano 30 - 15.7.2004


 

Bibliotecas digitais

O artigo The effectiveness of automatically structured queries in digital libraries (A Eficácia de consultas estruturadas automaticamente em Bibliotecas Digitais) , de autoria de alunos e professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e do Department of Computer Science, da norte-americana Virginia Tech , foi contemplado com o prêmio Best Student Paper Award , durante a 4ª Conferência sobre bibliotecas digitais - Fourth ACM/IEEE Joint Conference on Digital Libraries realizada em Tucson, no Arizona, de 7 a 11 de junho. Os autores do artigo são Marcos André Gonçalves e Edward Fox, da Virginia Tech; Aaron Krowne, da Emory University; Pável Calado, Berthier Ribeiro-Neto e Alberto Laender, do DCC da UFMG; e Altigran Soares da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Organizada em conjunto pela Association for Computing Machinery e IEEE Computer Society , a conferência é o mais importante evento da área de bibliotecas digitais nos Estados Unidos. Pelo prêmio, os autores receberam uma placa comemorativa e certificados individuais, além de US$ 500.

O artigo descreve a aplicação, em bibliotecas digitais, da técnica que permite a consulta de bancos de dados disponíveis na web da mesma forma como as ferramentas de busca são utilizadas. Ou seja, especificando-se apenas uma lista de palavras-chave, sem necessidade de conhecimento prévio de sua estrutura ou do uso de interface de formulários.

A aplicação da técnica a bibliotecas digitais permite que consultas formuladas com uso apenas de palavras-chave sejam automaticamente estruturadas de acordo com os diversos campos, disponíveis na interface de consulta avançada. Isso melhora consideravelmente a definição do escopo da consulta e, conseqüentemente, a precisão das respostas obtidas.

Projeto Maioridade

Continuam abertas as inscrições para o Projeto Maioridade, que acontece até 6 de dezembro, às segundas e quintas-feiras, de 14 às 17 horas, no Centro Cultural UFMG. Promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o programa conta com aulas expositivas e práticas, oficinas culturais e viagens. Destinadas a pessoas com mais de 60 anos, as atividades buscam munir os participantes de informações sobre qualidade de vida na terceira idade.

Entre os temas a serem trabalhados nesta edição, destaque para Envelhecimento e saúde, Movimento e qualidade de vida, Aspectos psicológicos e sociais e Cotidiano e cultura. As discussões e atividades auxiliam os participantes a conhecer o seu próprio corpo, ensinam medidas preventivas de saúde e promovem formas diversas de socialização.

As inscrições ao Projeto Maioridade podem ser feitas nos postos da Fundep (Praça de Serviços do campus Pampulha) e Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534) ou pela Internet, no endereço eletrônico www.fundep.ufmg.br. O Centro Cultural fica na avenida Santos Dumont, 174. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Belas-Artes

A Escola de Belas-Artes está com inscrições abertas para 29 cursos de extensão que serão ministrados no segundo semestre deste ano. Os cursos contemplam diversas áreas de atuação da Unidade, como conservação de obras de arte, aquarela, pintura, ilustração de livros, artes cênicas, fotografia, moda e vídeo.

A maioria dos cursos começa em agosto e setembro, e as inscrições devem ser feitas até a data de início das atividades. Mais informações nos postos da Fundep na Praça de Serviços (3499-4220) e Conservatório UFMG (3218-9331) ou pelo e-mail extensao@fundep.ufmg.br. As matrículas poderão ser feitas pela Internet: www.fundep.ufmg.br.

UFMG assina convênio com universidade portuguesa

A reitora Ana Lúcia Gazzola recebeu, em julho, o reitor José Lopes da Silva, da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Eles assinaram convênio de cooperação que prevê o desenvolvimento de projetos em diversas áreas do conhecimento. Lopes da Silva é presidente da Rede de Universidades Grupo Tordesilhas, da qual Ana Lúcia Gazzola é vice-presidente.

Durante o encontro, Lopes da Silva apresentou dados de sua Universidade e recebeu informações sobre a UFMG. Os dirigentes das duas instituições apontaram áreas de interesse para cooperação, como biologia, arquitetura, educação física, química, física, economia, administração e agronomia, além das engenharias e geociências, setores em que as instituições já desenvolvem projetos conjuntos.

"A UTL tem como prioridade o relacionamento com países de língua portuguesa, particularmente o Brasil, e a UFMG é uma instituição de grande valor, com a qual queremos intensificar relações", disse Lopes da Silva. Segundo Ana Lúcia, a parceria com Portugal é uma das prioridades da UFMG, sobretudo porque abrirá novas oportunidades para o intercâmbio de alunos. "A visita do reitor Lopes da Silva propõe campos de parceria estratégicos para a UFMG", disse a reitora, ao lembrar que a UTL participa de um dos principais parques tecnológicos de Portugal, o Tagus Parque , cujo Conselho Científico é presidido pelo reitor Lopes da Silva.

Outra área de parceria entre as duas universidades deverá ser o Espaço Lusófono, programa de pesquisa e desenvolvimento que compõe protocolo de cooperação assinado recentemente pelos governos do Brasil e de Portugal.


Ana Lúcia e Lopes da Silva: parceria estratégica