Busca no site da UFMG




Nº 1482 - Ano 31 - 5.5.2005

Arte à paisana

Belas Artes lança site com produções de professores e alunos sobre paisagens

Andréa Hespanha

últiplas paisagens em imagem e palavra, produzidas a partir da observação do mundo pelos olhos do artista. O departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes lançou, oficialmente, no dia 28 de abril, o website Paisana ( www.ufmg.br/museumuseu/paisana ). Coordenado pela professora Mabe Bethônico, apresenta produções artísticas e teóricas sobre paisagens feitas por professores, artistas convidados e alunos.

O Paisana é uma espécie de livro virtual, com desenhos, fotografias, intervenções, instalações, resenhas e experiências digitais e sonoras. "É uma leitura mais plural do mundo, pois não se restringe ao desenho propriamente dito", conta Mabe Behônico. Segundo a professora, paisagem não é mero cenário ou pano de fundo e tampouco se resume a imagens de lugares. "Paisagem é tudo que está em torno, incluindo o observador, e não somente o cenário contemplativo. Refiro-me a imagens cotidianas, urbanas, arbóreas e até mesmo subjetivas, autobiográficas", relata a professora, que aponta a existência da paisagem interior do artista, ou seja, a forma como ele observa a si próprio.


Enxurrada de Letras, trabalho do Grupo Poro, publicado no site Paisana
Foto: Marcelo Terça-Nada

Mabe ressalta, ainda, a possibilidade de retratar paisagens com palavras. "No Paisana, temos exemplos de textos poéticos e imagens formadas através da brincadeira com palavras", explica Bethônico. Nessa linha, a professora destaca os trabalhos dos artistas Guilherme Mansur e Maria Angélica Melendi. Em alguns trabalhos, os artistas descrevem o processo de criação e o sentido da obra.

O site não será alimentado com novos trabalhos, pois se trata de projeto fechado, já lançado com conteúdo completo. Segundo a professora, os pesquisadores pretendem desenvolver outro site com novos desenhos e temáticas. "O projeto prevê, ainda, a criação de CD-ROM que reunirá os trabalhos expostos no website" , explica.

Seções

Na página, o internauta encontrará seções como Projetos espaciais, investigações do espaço ou visões descritivas; Anotações, traduções em linhas e letras do confronto do corpo e da memória com a paisagem; Percursos, na qual os sentidos investigam a paisagem demarcada e oferecem alternativas de trânsito; Compêndios, organizada pela coleção e catalogação de territórios e que discutem paisagens interiores e a natureza contemplada.

A produção teórica, divulgada em artigos e resenhas na seção Bibliografia comentada, mapeia acervo bibliográfico da UFMG referente a artistas viajantes no Brasil, à paisagem do século XVIII, ao impresionismo e a land art*. Já em Leituras, há referências de pesquisas da teoria aliada à prática artística.

A maior parte das obras reunidas em Paisana foi produzida pelos alunos da disciplina Desenho de paisagem, no período de 2002 a 2005, ministrada pela professora Mabe Bethônico. "Entre artistas convidados, alunos e professores, temos cerca de 150 colaboradores", informa Mabe. A criação gráfica e o desenvolvimento do site foram realizados pelo estudante Thiago Mallet, do 7 o período de Belas-Artes, e Dário Moura, ex-aluno da EBA.

Museu virtual

O Paisana integra o projeto Museumuseu, dos professores Mabe e Jalver Bethônico e Maria Angélica Melendi. O Museumuseu (www.ufmg.br/museumuseu) é um espaço museológico virtual criado para abrigar exposições de obras e críticas artísticas e poéticas. "Nossa idéia é utilizar esse espaço para divulgação de projetos artísticos em formato poético e de publicações do grupo", explica Mabe.

* Intervenções artísticas planejadas para ocupar grandes espaços naturais, como montanhas, rios e lagos.