Busca no site da UFMG




Nº 1482 - Ano 31 - 5.5.2005


 

Infecção hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas realiza, no período de 12 a 14 de maio, no Grandarrell Minas Hotel, o VII Simpósio de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar.

O objetivo do encontro é promover ampla discussão sobre os avanços e perspectivas do controle da infecção e favorecer o intercâmbio dos debatedores e participantes. A conferência de abertura será proferida pela professora Anna Sara Shafferman Levin, da Faculdade de Medicina da USP. Ela falará sobre Qualidade no controle da infecção hospitalar, tema central do evento.

O encontro também reunirá, como palestrantes e debatedores, profissionais de instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mais informações pelo telefone (31) 3248-9383.

Especialização em Matemática

Estarão abertas, de 9 de maio a 3 de junho, as inscrições para o curso de especialização em Matemática, que oferece 20 vagas para o segundo semestre de 2005. Mais informações e inscrições na secretaria do departamento de Matemática, no ICEx, sala 4001, de 9 às 11h e de 14 às 16h. O edital pode ser conferido na página www.mat.ufmg.br/pgmat.

Enade

A aluna Laize Ferraz Dias Barcelos, do 8 o período do curso de Fonoaudiologia da UFMG, conquistou o primeiro lugar geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), avaliação que substitui o Provão , realizada pelo Ministério da Educação, em novembro de 2004. O resultado oficial foi divulgado no dia 27 de abril.

Composta de questões dissertativas e de múltipla escolha, a prova avaliou conhecimentos gerais _ política, economia e saúde pública brasileiras, cidadania, globalização _, além de português, interpretação de texto e conhecimentos específicos da área de fonoaudiologia."Nas questões abertas, aproveitei para deixar sugestões ao governo que, acredito, podem contribuir para aprimorar políticas públicas", afirma a estudante.

O Enade, que integra amplo sistema de avaliação universitária, busca analisar a contribuição de cada curso no desempenho final dos estudantes avaliados. Para isso, selecionou alunos do primeiro e do último ano.

Banco de sangue do HC recebe equipamentos

O banco de sangue do Hospital das Clínicas recebeu em abril, da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, a doação de uma capela microbiológica de fluxo laminar e uma balança eletrônica.

Avaliados em R$ 20 mil, os equipamentos filtram, preparam e fracionam o sangue e seus componentes para serem utilizados nas transfusões de pacientes submetidos a tratamentos especiais, como transplantes de medula óssea e transfusões para fetos ainda dentro da barriga da mãe.

As crianças em tratamento serão especialmente beneficiadas pelos equipamentos. Como na maioria das vezes não precisam da quantidade de 300 mililitros constantes nas bolsas-padrão de sangue, elas poderão receber sangue fracionado e separado de uma só vez da mesma bolsa de origem, ou seja, do mesmo doador. Isso diminuirá o risco de reações ao sangue recebido.

O banco de sangue é vinculado à Unidade Funcional Hematológica, composta, ainda, pelos serviços de hematologia (adulta e pediátrica), oncologia (adulta e pediátrica) e transplante de medula óssea. Ela realiza cerca de três mil transfusões de sangue por mês, sendo que um terço delas passarão a ser processadas pela capela microbiológica de fluxo laminar e pela balança eletrônica.

Mérito Científico

Os professores Marcus Vinícius Gomez e Antoniana Ursine Krettli, dos departamentos de Farmacologia e Parasitologia do ICB, respectivamente, foram promovidos à classe de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. A solenidade de entrega das insígnias aconteceu no dia 26 de abril, em Brasília, com presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. A Ordem premia personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico. Instituída em 1993, é oferecida em duas categorias: Gão-Cruz e Comendador.

Marcus Vinícius Gomez é doutor em Bioquímica e Imunologia pela UFMG e PhD, na mesma área, pela Universidade de Michigan (Estados Unidos). Possui três livros publicados e mais de 140 artigos em periódicos especializados. Sua área de pesquisas é a de neurotoxinas.

Mestre e doutora em Parasitologia pela UFMG, Antoniana Ursine Krettli é PhD em Imunologia Aplicada pelas Universidades de Lausanne (Suíça) e de Nova Iorque (EUA) e pelos institutos Pasteur (França) e de Saúde (EUA). Aposentada pela Universidade desde 1991, Antoniana atua como professora-colaboradora no curso de pós-graduação em Parasitologia do ICB.

Quarta Doze e Trinta

O Programa Quarta Doze e Trinta apresenta, nesta quarta-feira, 11 de maio, na Praça de Serviços, o espetáculo teatral Gaia. Trabalhando estética, imaginação, divertimento, poesia e bom humor, o trabalho pretende fomentar a reflexão sobre a ocupação e exploração do planeta, propondo uma nova relação com a vida. Dirigido por Abílio Tavares, o espetáculo utiliza elementos da mímica, do circo e do teatro de manipulação de objetos para interagir com o público.




Divulgação

A história é protagonizada pelo palhaço Sapiens, gari que, após encontrar um globo terrestre (Gaia) jogado fora, resolve apresentar a história da ocupação do Planeta. A promoção é da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Ação Comunitária (CAC), com entrada franca.

Gaia voltará a ser apresentado no dia 15 de maio, às 12h30, na Estação Ecológica dentro do Domingo no campus.