Busca no site da UFMG

Nº 1508 - Ano 32
10.11.2005

A palavra encenada

Dissertação investiga obra de Caio Fernando Abreu a partir
de montagens teatrais de seus contos

Maurício Guilherme Silva Jr.

o conto Réquiem por um fugitivo, o protagonista conversa com a mãe e com a estranha criatura (Um anjo?!) alojada no armário. Apesar de fértil e inusitado, tal diálogo literário, fruto da imaginação do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, é preterido pelo diretor Tarcísio Ramos. Em seu Rua das flores, espetáculo de dança baseado no texto de Abreu, Ramos substitui as palavras pela multiplicidade de sentidos: o corpo, a música, a luz, o silêncio.

A idéia de investigar a relação entre os textos literários do escritor nascido em Santiago do Boqueirão (RS) e adaptações cênicas de sua obra levou o pesquisador Daniel Furtado Simões da Silva a escrever a dissertação de mestrado Do texto à cena: transcrições da obra de Caio Fernando Abreu, defendida em junho dentro do programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale).


Cena de Rua das flores: obra transcrita pela dança

"Busquei interpretar a forma como o texto literário se reflete na abordagem cênica”, resume o pesquisador. Para tal, escolheu três diferentes adaptações teatrais da obra de Caio Fernando Abreu. Além do espetáculo de dança Rua das flores, dirigido por Tarcísio Ramos em 2000, Daniel analisou duas peças de teatro, homônimas aos contos de Abreu: Os dragões conhecem o paraíso, com o grupo Deu Pala e sob direção de Kalluh Araújo, e Pela noite, encenada por uma trupe de Juiz de Fora.

Narrativa
Por meio da análise das encenações, o pesquisador pôde perceber, por exemplo, a complexidade de diálogos artísticos presente na atividade teatral: “Na literatura, um recurso específico conduz a narrativa. No texto cênico, há uma série de sistemas inter-relacionados. Diversos signos trabalham juntos. Neste ponto, é importante ressaltar que, ao longo do estudo, Daniel Simões ateve-se mais à comparação das narrativas, em detrimento dos pormenores da “tradução” de uma arte à outra. “Procurei compreender por que as estruturas se modificam. Além disso, investiguei os diferentes condutores da narratividade”, completa.

Em Rua das flores, o regime de narrativa, à margem das palavras, é marcado pela linguagem corporal dos atores. “Muitas vezes, até mesmo o silêncio aparece como recurso de comunicação capaz de transmitir sentido às cenas”, diz o pesquisador, ao lembrar, ainda, que a troca de figurinos e a mudança das luzes garantem, na perfor­mance teatral, a significação do texto de Caio Fernando Abreu.

A própria noção de fidelidade ao texto original torna-se complexa. “Cada narrativa traduz a realidade literária de forma distinta. As características transpostas dependem da intenção do espetáculo e da informação estética a ser transmitida”, comenta Daniel Simões. Na encenação de Os dragões conhecem o paraíso, por exemplo, a imagem torna-se responsável pela transmissão de sentidos. Já a versão de Pela noite revela-se mais próxima da narrativa convencional. “As cenas centram-se nos atores, que, de forma linear, interpretam o texto do escritor”, explica o pesquisador.

Para chegar às conclusões sobre a relação entre as narrativas literária e teatral, Daniel Simões assistiu, diversas vezes, aos vídeos com a gravação das peças. Ao final de seu trabalho, percebeu que a estrutura do conto expande as possibilidades da atividade cênica: “O teatro reflete tais possibilidades. Além disso, na encenação, certas questões virtuais são objetivadas, o que não significa imposição. Em determinados casos, as questões abordadas pelo livro são ampliadas em cena”.

Nascido em 1948, em Santiago de Boqueirão (RS), Caio Fernando Loureiro de Abreu é dono de uma escrita marcada pela compreensão dos sentimentos humanos, em que aborda temas como homossexualidade e drogas. Publicou seus primeiros contos em Porto Alegre e se dedicou ao jornalismo em revistas como Veja e Manchete e nos jornais Correio do Povo, Zero Hora, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Em decorrência da Aids, faleceu, na capital gaúcha, em 1996

 

Dissertação: Do texto à cena: transcrições da obra de Caio Fernando Abreu
Autor: Daniel Furtado Simões da Silva
Orientador: professor Luis Alberto Ferreira Brandão Santos
Defesa: em junho, dentro do curso de Pós Graduação em Estudos Literários da Fale