Busca no site da UFMG

Nº 1508 - Ano 32
10.11.2005

Mestrado em Psicologia
Estarão abertas, no período de 16 a 18 de novembro, as inscrições ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Fafich. São oferecidas 30 vagas, divididas em três áreas de concentração: Desenvolvimento Humano (10 vagas), Estudos Psicanalíticos (8 vagas) e Psicologia Social (12 vagas). O edital está disponível na página www.fafich.ufmg.br/~mestpsi. Mais informações na Secretaria do Programa: sala 4.005 do prédio da Fafich, campus Pampulha. Informações pelo telefone (31) 3499-5042.

Medalha Santos Dumont
Seis professores, funcionários e ex-alunos da UFMG receberam, no dia 28 de outubro, a Medalha Santos Dumont, concedida pelo governo de Minas Gerais. Na cerimônia, realizada na fazenda Cabangu, no município mineiro de Santos Dumont, o governador Aécio Neves condecorou o ministro da Educação, Fernando Haddad, ex-aluno da Face, e os professores Magda Becker Soares, docente emérita da Faculdade de Educação, Sérgio Costa Oliveira, pró-reitor adjunto de Pesquisa e coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG, e Fabrício José Fernandino, diretor de Ação Cultural.

Também receberam a medalha o engenheiro agrônomo Geraldo Lúcio Oliveira Motta, gerente de áreas verdes do Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO), e a ex-funcionária Elizabeth de Souza Pinheiro, do ICEx, homenageada postumamente.

Criada em 1956, a Medalha reconhece cidadãos que prestaram relevantes serviços a Minas Gerais e ao Brasil. A condecoração é dividida nas categorias ouro, prata e bronze.

Medicina
A Faculdade de Medicina recebe, ao longo de novembro, inscrições para os processos seletivos dos programas de pós-graduação em Clínica Médica, Cirurgia, Gastroenterologia, Infectologia e Medicina Tropical, Patologia e Saúde Pública. No total, são 122 vagas, sendo 78 de mestrado e 44 de doutorado. Os editais estão disponíveis na página www.medicina.ufmg.br/cpg. Mais informações pelo telefone (31) 3248-9641 ou pelo e-mail cpg@medicina.ufmg.br.

Cooperação com a Itália
A reitora Ana Lúcia Gazzola, o cônsul da Itália em Minas Gerais, Gabrielle Annis, e o presidente do Comitê de Emigração Italiana, Silvano Valentino, assinaram, no início do mês, protocolo de intenções para consolidar parcerias já existentes entre a UFMG e os organismos italianos.

"O acordo é um reconhecimento das parcerias que a Universidade vem desenvolvendo com essas instituições”, afirmou a diretora de Relações Internacionais, Sandra Almeida. Para a reitora Ana Lúcia Gazzola, o acordo é dos mais representativos. “É um convênio que articulará as possibilidades de integrar atividades conjuntas, além de criar condições para projetos de estudos entre o nosso país e a Itália, uma nação que faz parte da formação cultural do Brasil”, disse a reitora.

O cônsul Gabrielle Annis, que vê a UFMG como uma “parceira prioritária”, antevê algumas áreas que poderão ser alvo de pesquisas, como a imigração e a literatura italianas.

Professor emérito
O professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado recebeu, no último dia 4, o título de professor emérito concedido pelo ICB. A cerimônia, realizada no auditório da Reitoria, foi presidida pela reitora Ana Lúcia Gazzola. A saudação ao homenageado ficou a cargo do professor Ramón Moreira Cosenza, ex-diretor do ICB.

"Tenho 52 anos de UFMG, por quem sou apaixonado. Este título me permite continuar oficialmente vinculado à Universidade”, comentou Machado. Aposentado compulsoriamente em 2004, mantinha seu vínculo com a instituição como professor voluntário, recusando-se a ser incluído na categoria de “inativo”.

Ângelo Machado aposentou-se há 18 anos como professor titular do departamento de Morfologia: “Sou um viciado na universidade e fiz novo concurso, desta vez para o departamento de Morfologia. Eu tinha um hobby, que era caçar borboletas. O hobby virou profissão”. Escritor, dramaturgo e líder ambientalista, o professor tem mais de cinco dezenas de livros publicados, a maioria destinada ao público infanto-juvenil.

Cinema e transdisciplinaridade

Ver e poder: o cinema numa perspectiva transdisciplinar é o tema da conferência que o professor francês Jean-Louis Comolli (foto), catedrático da área de Humanidades do Instituto de Estudos Avançados Trans­disciplinares (IEAT), profere na próxima quinta-feira, dia 17, às 9 horas, no auditório Sônia Viegas, na Faculdade de Letras, campus Pampulha.

A partir da contraposição entre o mundo do entretenimento e a experiência transformadora oferecida por certo tipo de cinema, o professor Comolli discutirá a tensão entre o consumo da informação e o exercício do espírito crítico.

Um dos mais importantes cineastas e teóricos do cinema-documentário contemporâneo, Jean Louis foi editor-chefe dos Cahiers du Cinéma no auge da Nouvelle Vague e do marxismo-estruturalismo, na década de 70. Ele acaba de escrever um livro com cerca de 800 páginas, nas quais tece uma revisão da história do cinema a partir do filme-documentário. Dirigiu mais de 40 filmes, entre títulos de ficção e documentários.

Jean-Louis Comolli chegou a Belo Horizonte no dia 22 de outubro e permanece até 27 de novembro, quando participará de diversas atividades na UFMG a convite do IEAT. Seus anfitriões acadêmicos são os professores da Fafich César Guimarães, do departamento de Comunicação Social, e Ruben Caixeta de Queiroz, do departamento de Sociologia e Antropologia.
Divulgação