Busca no site da UFMG

Nº 1508 - Ano 32
10.11.2005

Muito além da estética

Odontologia ganha Núcleo de Atendimento Ortodôntico, aberto prioritariamente à comunidade universitária

Flávia Camisasca

specialidade da odontologia que busca corrigir as desarmonias dentais e esqueléticas faciais, a ortodontia vai muito além de um ofício estético. É sobretudo uma demanda de saúde bucal cada vez maior nos dias atuais. Para atendê-la, a Faculdade de Odontologia criou o Núcleo Avançado de Atendimento Ortodôntico. Em funcionamento desde setembro, o Núcleo atende, diariamente, cerca de 30 pacientes.

Arquivo da Faculdade de Odontologia


“A idéia é oferecer um atendimento corretivo, principalmente para funcionários, professores e comunidade universitária”, sintetiza o professor Henrique Pretti, coordenador do núcleo, que também é aberto à comunidade externa. O núcleo surgiu a partir da criação do curso de especialização em ortodontia, que estimulou a procura por este tipo de serviço. “Chegamos a contar com uma fila de espera de duas mil pessoas”, afirma o coordenador.

O procedimento adotado pelo núcleo consiste, primeiramente, na avaliação de tempo e complexidade do tratamento, além do encaminhamento, se necessário, a outras especialidades da odontologia. Pretti explica que o paciente, caso tenha outros problemas odontológicos, deverá tratá-los antes de iniciar o tratamento ortodôntico.

O núcleo funciona com um orto­dontista que acompanha de perto o tratamento, e cada caso é discutido por um grupo de profissionais e professores da escola, que acompanha periodicamente o tratamento. Um dos diferenciais do núcleo, além da estrutura oferecida pela Faculdade, está no custo do tratamento. Assim que a avaliação é feita, o paciente toma ciência do preço total, que pode ser parcelado. Trata-se de um valor fixo – não importa quanto tempo dure o tratamento – e que, em alguns casos, equivale a apenas um terço do preço praticado no mercado.

O tratamento ortodôntico não traz apenas benefícios estéticos. “Se a oclusão não é equilibrada, ou seja, se os dentes estão fora do lugar, a tendência é que, com os anos, o paciente passe a desenvolver problemas de articulação, o que pode levar a dificuldades de higienização, gengivite, problemas periodontais, chegando, inclusive, à perda do dente”, enumera Henrique Pretti. As más oclusões mais graves e problemas na articulação podem acarretar, ainda, problemas respiratórios, dores de cabeça, no pescoço e na face.

Núcleo de Atendimento Ortodôntico
Coordenador: Henrique Pretti
Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, de 8 às 12h
e de 13h30 às 17h30
Marcação de consultas:
(31) 3499-2431