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Nº 1671 - Ano 36
12.10.2009
Ana Rita Araújo
Está em implantação na Universidade o sistema Perfil – Rede de Oportunidades UFMG, que utiliza ferramenta de gestão informatizada para aproximar profissionais que concluíram graduação, mestrado ou doutorado na UFMG do mercado de trabalho. No ambiente virtual criado especialmente para o projeto, instituições do terceiro setor e empresas podem anunciar vagas para emprego, prestação de serviços, contratação de trainees e trabalho voluntário, enquanto os ex-alunos dispõem de espaço para publicação de currículo. “Essa é uma forma de organizar e democratizar as demandas que chegam à Universidade, priorizando os ex-alunos”, explica a coordenadora do projeto Perfil, professora Eliane Palhares.
Ela destaca que a chancela da UFMG agrega valor ao processo de inserção no mercado de trabalho. Por isso, o site vale-se de dados certificados pelo seu sistema acadêmico, o que confere credibilidade aos profissionais. A professora esclarece, contudo, que é do usuário a responsabilidade pelas informações inseridas no sistema. “A Universidade apenas certifica que aquele profissional é formado pela instituição”, afirma. Concebido pela Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) e pelo Departamento de Organização e Tratamento da Informação, da Escola de Ciência da Informação (ECI), o projeto contou com participação da Procuradoria Jurídica, do Centro de Comunicação (Cedecom), do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).
Na última quinzena de setembro, o Perfil foi testado nas escolas de Engenharia, de Enfermagem e de Ciência da Informação e no Departamento de Ciência da Computação, do Instituto de Ciências Exatas. “Procuramos usar como experiência-piloto ambientes bem diversificados no que se refere à área de conhecimento e à complexidade da estrutura organizacional”, comenta Eliane Palhares, professora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem.
Durante o projeto-piloto, houve treinamento dos responsáveis pela utilização da ferramenta e criação de centrais de oportunidade, que se responsabilizarão, em cada unidade acadêmica, pelo gerenciamento do Perfil. “A Escola de Engenharia já possuía a sua central”, comenta a coordenadora. Passada a fase inicial, o projeto será posto em ambiente de produção nessas quatro unidades, preparando-se para ser implementado nas demais. A divulgação do Perfil inclui palestras informativas – a primeira foi realizada no dia 8 de outubro na Escola de Engenharia – e envio de correspondência aos alunos graduandos neste semestre e àqueles que concluíram seus cursos nos dois últimos anos. “Nada impede que uma pessoa formada há mais tempo cadastre-se no Perfil e solicite senha para usufruir do serviço”, esclarece a professora.
Para se cadastrar no Perfil, o ex-aluno precisa manter login e senha do sistema Minha UFMG. Caso não tenha, deve solicitá-los através da própria ferramenta. Basta, então, preencher o currículo profissional, que também inclui características pessoais. A senha permite ainda consulta às oportunidades que forem incluídas pelos anunciantes.
Setores da própria UFMG que precisem contratar profissionais para trabalhos específicos, como a prestação de serviços temporários a projetos, devem utilizar a senha do Minha UFMG para pedir, à central de oportunidades da sua unidade acadêmica, autorização de anúncio da vaga. “No projeto Perfil, eles são os chamados anunciantes internos, que além de oferecer oportunidades, poderão consultar os currículos disponíveis na ferramenta”, informa Eliane Palhares. Segundo ela, a terceira categoria de usuários do Perfil será constituída por anunciantes externos – organismos do terceiro setor e empresas públicas ou privadas – que devem solicitar cadastramento no Perfil e aguardar verificação dos dados, tarefa que será realizada pela Copi.
Segundo a coordenadora, com os dados disponíveis no sistema, o contato entre as partes deixa de ser intermediado pela UFMG. “O ex-aluno se candidata à vaga ou a empresa faz contato com o profissional”, explica, ao acrescentar que o objetivo da Universidade é viabilizar a aproximação. “A negociação, que pode resultar na inserção no mercado de trabalho, depende da relação entre o candidato e o anunciante da oportunidade”, completa Eliane.
Além das palestras nas unidades acadêmicas, a Copi tem feito contato com grupos empresariais e com os conselhos profissionais para divulgação da proposta e convite à participação. A ferramenta pode ser acessada no site www.ufmg.br/perfil.