Busca no site da UFMG

Nº 1671 - Ano 36
12.10.2009

acontece

Ciência popular

Cerca de 2,3 mil trabalhos de pesquisa e extensão de alunos da UFMG estarão em exposição nos campi Pampulha, Saúde e de Montes Claros, de 19 a 23 de outubro, durante a Semana do Conhecimento e Cultura. O evento, que integra calendário anual das pró-reitorias de Extensão, de Graduação e de Pesquisa, é tornar públicos e avaliar conhecimentos científicos e atividades de extensão produzidos na Universidade. Além de exposição e comunicação de pôsteres, a programação da Semana prevê apresentações artísticas e culturais, palestras e debates.

As atividades são abertas ao público e podem ser acompanhadas das 8h30 às 20h nos campi da UFMG. Em Belo Horizonte, pela primeira vez, a Praça da Liberdade, os vagões e as estações de metrô Vilarinho e Santa Inês também serão integrados ao evento. Nesses locais, a população terá acesso a oficinas e outras atrações divertidas e curiosas sobre ciência, no período de 20 a 24 de outubro, das 9h às 16h. Mais informações na página www.ufmg.br/conhecimentoecultura.

Uma das atividades da Semana, o projeto Do extremamente grande ao extremamente pequeno, ligado ao Departamento de Física, será encerrado pelo show de calouros de Elias Sunshine, no dia 24 de outubro, às 15h, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. O evento é aberto ao público. Qualquer pessoa pode apresentar performance artística; basta preencher ficha de inscrição disponível no site www.observatorio.ufmg.br e enviá-la para o endereço eliassunshine@gmail.com até 21 de outubro.

Quarta Doze e Trinta

Com participação especial de João Donato, o músico mineiro Jubah e o compositor carioca Lysias Enio apresentam, no Projeto Quarta Doze e Trinta do dia 14, o show O jogo, resultado de disco lançado recentemente. O CD reúne 11 músicas, sendo oito inéditas (samba e bossa nova) e três regravações de Lysias, que já teve composições gravadas por Nana Caymmi, Djavan, João Bosco, Maysa, Nara Leão e Gal Costa. O pianista, compositor e arranjador João Donato, parceiro de Gilberto Gil em clássicos da MPB como A paz, tem participação em duas canções do CD. O show começa às 12h30, no auditório da Reitoria.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.

Licenciaturas indígena e do campo

Estão abertas até 26 de outubro as inscrições para o Vestibular UFMG 2010 dos cursos de graduação Licenciatura em Educação do Campo (Letras e Artes) e Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas (Matemática). As provas serão realizadas em 29 de novembro, em etapa única, mesma data da primeira fase do Vestibular 2010.

As duas licenciaturas habilitarão professores para atuar nas últimas séries dos ensinos fundamental e médio em escolas indígenas e rurais. Serão oferecidas 35 vagas para Licenciatura em Educação do Campo e outras 35 para Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, em período diurno, com início no segundo semestre de 2010.

Os cursos têm duração de quatro anos. As inscrições podem ser feitas pela internet, na página da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve), onde também está disponível o edital que rege o concurso. O valor é de R$ 45.

As provas da Licenciatura em Educação do Campo ocorrerão em Araçuaí, Barbacena, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, Paracatu, Teófilo Otoni e Uberlândia. O curso será ofertado em regime de alternância – Tempo Escola (aulas na UFMG) e Tempo Comunidade (processos educativos desenvolvidos nos contextos geográficos, sociais, culturais e educacionais do campo).

No caso do curso de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, os exames serão em três cidades mineiras – Januária, Governador Valadares e Montes Claros –, além de Aracruz (ES) e Porto Seguro (BA). O curso terá estrutura modular, com aulas na UFMG intercaladas por atividades nas aldeias indígenas. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4408 e 3409-4409.

Iniciação científica

A estudante Izabella Antunes Pimenta, do 8º período de Engenharia Química da UFMG, recebe, no próximo dia 19, em Brasília, o prêmio de Destaque do Ano na Iniciação Científica, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, promovido pelo CNPq. Seu trabalho, realizado como bolsista do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), é parte de pesquisa sobre liberação controlada de fármacos. A estudante vai receber R$ 5.100 e uma bolsa de mestrado.

Intitulado Síntese de redes interpenetrantes de gel polimérico em sílica nanoporosa estruturalmente ordenada para bioaplicação, o trabalho é orientado pela pesquisadora Edésia Martins Barros de Sousa, mestre e doutora pela UFMG na área de engenharia metalúrgica e de minas e pós-doutora pela Universidad Complutense de Madrid. O CNPq avaliou 104 trabalhos, sendo 31 da área em que Izabella concorreu.

Izabella Pimenta foi premiada por estudo que combinou um polímero (molécula de cadeia longa) em forma de gel com sílica porosa. Esse material híbrido tem se revelado capaz de transportar medicamentos e promover sua liberação gradual, potencializando efeitos terapêuticos e diminuindo os colaterais.