Busca no site da UFMG

Nº 1674 - Ano 36
2.11.2009

acontece

Diretor da Faculdade de Direito é reconduzido

O professor Joaquim Carlos Salgado reassumiu, no dia 27 de outubro, o cargo de diretor da Faculdade de Direito da UFMG, do qual havia sido afastado por decisão liminar no início de setembro. O desembargador federal Fagundes de Deus, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, de Brasília, suspendeu a liminar considerando que a permanência do professor Salgado no cargo de diretor não fere a Constituição, mesmo ele tendo completado 70 anos.

Segundo a decisão do desembargador, não há previsão de aposentadoria compulsória a servidores detentores exclusivamente de cargos de confiança, uma vez que a regra de aposentadoria compulsória por idade é dirigida unicamente aos funcionários titulares de cargos efetivos. Em seu parecer, o desembargador lembra que o Tribunal de Contas da União emitiu orientação na qual afirma ser possível a permanência do servidor no exercício de cargo comissionado após ter completado 70 anos em razão da natureza peculiar dessa forma de provimento, calcada na confiança.

Ainda de acordo com o desembargador Fagundes de Deus, é conveniente e recomendável, em beneficio do interesse público, aproveitar a sólida experiência que possui o professor Salgado para o exercício do cargo de diretor da Faculdade de Direito. Joaquim Carlos Salgado foi eleito em 2007 para cumprir mandato de quatro anos.

Bônus

Mais de 25% dos cerca de 62 mil candidatos (excluindo os treineiros) ao Vestibular UFMG 2010 serão beneficiados pelo sistema de bônus, segundo balanço divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) na semana passada. O programa prevê a aplicação de um multiplicador de 1,10 na nota final de cada uma das etapas do concurso para os candidatos que comprovarem ter cursado e sido aprovados nas últimas sete séries do ensino básico. Os candidatos que, além de preencherem esse requisito, se declararem negros (incluindo os pretos e pardos) terão 15% de bônus, resultado da aplicação de multiplicador de 1,15 na nota final de cada uma das etapas do Vestibular.

Cada candidato terá acesso às suas informações pessoais, ao informar número de inscrição e senha, no site da Copeve (www.ufmg.br/copeve). Além disso, o comprovante definitivo de inscrição, que também está disponível no site, traz a informação sobre o deferimento ou não da solicitação de bônus dos candidatos.

O Vestibular 2010 é o segundo em que a UFMG adota o Programa de Bônus, considerado o principal mecanismo de democratização do acesso adotado pela Instituição. Segundo a Copeve, no momento da inscrição ao Vestibular, 22.751 optaram pelo bônus. Destes, 16.584 (72,8%) tiveram seu pedido deferido. Foram indeferidos apenas os pedidos dos candidatos que não enviaram a documentação completa ou não comprovaram ter cursado as quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública.

Concorrem às 6.600 vagas oferecidas pela Universidade 62.011 candidatos.

Transferência e obtenção de novo título

A UFMG receberá, de 3 a 25 de novembro, inscrições ao Concurso 2010 para preenchimento de vagas para transferência e obtenção de novo título. O edital com os critérios para participação no processo seletivo já está disponível na página da Copeve (www.ufmg.br/copeve).

São oferecidas 324 vagas distribuídas em 48 cursos. Os cursos com maior número de vagas em Belo Horizonte são os de Biblioteconomia diurno, com 26, seguido por Engenharia Mecânica diurno, com 19, e Matemática diurno, com 18. Já no campus de Montes Claros, o curso de Zootecnia é o que tem mais vagas: 25. As provas serão realizadas de 4 a 8 de janeiro de 2010, em Belo Horizonte e Montes Claros. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4408 e 3409-4409.

Quarta Doze e Trinta

O músico Ricardo Koctus, baixista do Pato Fu, apresenta, no projeto Quarta Doze e Trinta, o seu primeiro disco solo. Depois de se envolver em projeto de releituras de sucessos de Elvis Presley, Koctus produziu CD com 12 canções pop, todas de sua autoria. O show será nesta quarta-feira, dia 4, às 12h30, na Praça de Serviços, com entrada franca.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Trabalhador adolescente

Pelo sétimo ano consecutivo, a UFMG comemora o Dia do Trabalhador Adolescente. A festa será realizada na segunda-feira, dia 9, no Centro Esportivo Universitário (CEU), entre 8h30 e 16h30. A programação prevê distribuição de camisetas, sorteio de brindes e atividades orientadas por monitores do Programa de Educação Tutorial (PET), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A promoção é da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, responsável pela coordenação do Programa de Proteção e Orientação do Trabalhador Adolescente (Porta), cujo objetivo é promover a inclusão dos adolescentes contratados mediante convênio firmado entre a UFMG e a Cruz Vermelha Brasileira. Atualmente, 260 adolescentes trabalham na Universidade. Durante o período de permanência, eles contam com apoio de equipe formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais vinculada ao Departamento de Recursos Humanos. Eles também participam de atividades de preparação para o mercado de trabalho.