Busca no site da UFMG

Nº 1738 - Ano 37
16.05.2011

Mostra ONIPRESENTE

Em formato virtual, Mostra de Profissões potencializa participação e estende tempo de visitação

Identidade Visual: Marcelo Lustosa

Ana Rita Araújo

Ambiente para acesso às redes sociais, textos, vídeos e podcasts sobre cada um dos 75 cursos de graduação oferecidos pela UFMG são algumas das novidades da nova Mostra das Profissões, em formato virtual, que será lançada nesta segunda-feira, 16. Em lugar das palestras e exposições presenciais, que duravam três dias, os alunos terão pelo menos quatro meses para visitar o ambiente de cada curso e obter informações sobre o curso, grade curricular, perfil do profissional, entre outras. O endereço da mostra é www.ufmg.br/mostradasprofissoes.

“Realizado virtualmente, o evento passa a atender candidatos de todo o país que concorrem ao vestibular da UFMG por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explica a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha. Segundo ela, a forma presencial tornou-se restritiva pelo crescente número de participantes, sobretudo com as obras viárias em torno do campus Pampulha, o que levou à adoção de instrumentos mais interativos e abertos.

Ela lembra que em 2010 a mostra presencial recebeu cerca de 70 mil visitantes, de diversos municípios mineiros e até de outros estados. “Agora a longa viagem até Belo Horizonte pode ser substituída por acessos periódicos aos itens de maior interesse do site”, sugere a pró-reitora, destacando que será possível assistir a palestras em vídeo ou ouvi-las em áudio, em equipamentos de mp3.

Os estudantes da UFMG também podem ajudar a construir a Mostra, ao enviar depoimentos que relatem aspectos positivos, dificuldades e quaisquer outras observações sobre seus cursos. Os textos serão recebidos até 27 de maio pelo email mostradasprofissoes@cedecom.ufmg.br. Futuramente outro espaço será disponibilizado para comentários gerais, seja de profissionais que desejem discorrer sobre seu campo de atuação ou de professores e pais de alunos que queiram abordar aspectos diversos relacionados à Mostra.

Uma das características da Mostra virtual será a construção contínua de novos ambientes, de modo que a inserção de informações ocorra em diferentes etapas. A equipe envolvida na organização manterá o site permanentemente alimentado com dados de interesse dos usuários, para que o visitem com frequência e o divulguem entre amigos. No dia 8 de junho, por exemplo, serão postados os vídeos sobre os cursos.

As palestras em vídeo substituem as que integravam a mostra presencial, com duração de 20 minutos. “A ideia é que, no novo formato, o candidato tenha mais tempo para explorar todos os aspectos oferecidos nesse ambiente, uma vez que o objetivo é contribuir para que os estudantes façam escolhas de modo consciente e seguro”, acrescenta Antônia Vitória.

Nas semanas que antecedem as inscrições ao Vestibular UFMG 2012, novas informações serão postadas no site, de modo a oferecer oportunidade de sanar dúvidas dos estudantes ainda indecisos.

Quiz

No novo site da Mostra, as informações – em múltiplos formatos – podem ser acessadas por área de conhecimento ou por curso, em ordem alfabética. No espaço reservado para cada curso, breve texto de abertura informa a unidade acadêmica da Universidade em que é oferecido, a modalidade (bacharelado ou licenciatura), turno, número de vagas por turno e semestre e a duração. Na galeria de fotos, há imagens da UFMG e específicas dos cursos e laboratórios.

O internauta pode acessar também um quiz, jogo que pretende tornar o site mais interativo e divertido. “A intenção é que o usuário sinta vontade de navegar pelo site mesmo quando a sua necessidade de informação já tenha sido suprida”, conta a relações públicas Ana Paula Vieira, da equipe de organização da Mostra.

Ela explica que o jogo apresenta perguntas curiosas sobre cada curso e o resultado informa ao usuário o quanto ele sabe sobre a área pretendida. “De acordo com a pontuação, o jogador percebe se já é expert no seu curso, e basta apenas prestar vestibular, ou se não está devidamente informado e precisa navegar mais no site”, informa Ana Paula, ao lembrar que a página foi concebida com o intuito de levar os próprios usuários a divulgar a Mostra virtual, o que multiplicaria o número de acessos.

Outra estratégia adotada para ampliar a divulgação da Mostra será o envio de mensagem eletrônica para todas as escolas de ensino médio do país que já encaminharam alunos à Mostra das Profissões. “A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) tem um cadastro, com base no qual será feito o convite para que os estudantes acessem o site”, comenta Ana Paula Vieira.

Criada em 2004 com o objetivo de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais, a Mostra das Profissões teve um número crescente de visitantes a cada edição. Todos os anos, os cursos e programas da Universidade eram apresentados por meio de palestras e salas interativas nas quais os estudantes tinham a oportunidade de conhecer mais de perto detalhes do seu curso de interesse e sanar dúvidas.