Busca no site da UFMG

Nº 1738 - Ano 37
16.05.2011


TOXICOLOGIA

Cerca de 200 participantes, entre clínicos, intensivistas, pediatras, residentes e estudantes de graduação, estão sendo aguardados para a Jornada Acadêmica de Toxicologia (Jatox), que acontece na Faculdade de Medicina nos dias 24, 26 e 27 de maio. O evento pretende abrir oportunidade de qualificação, debate e atualização de profissionais e alunos da área de saúde em temas relacionados a intoxicações – intoxicações por metais pesados, plantas tóxicas, domissanitários, praguicidas, anticolinesterásicos, toxíndromes; abuso de substâncias como ketamina, opioides, propofol; acidentes por animais peçonhentos – e pesquisa em toxicologia. A jornada vai oferecer curso de 15 horas, espaço para apresentação de pôsteres e 16 palestras. As inscrições, no valor de R$ 15, estão abertas no site www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=4818.

EMPREENDEDORISMO FARMACÊUTICO

A Farmácia Jr. da UFMG recebe inscrições para a VI Semana do Empreendedorismo Farmacêutico, agendada para o período de 28 de maio a 4 de junho. O objetivo do evento é difundir o conhecimento sobre gestão e empreendedorismo entre as comunidades das instituições de ensino superior de Minas Gerais, especialmente da área de saúde. Serão promovidos cursos, palestras e oficinas. Informações podem ser obtidas pelo email 6sefarm@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-6837.

DIÁSPORA AFRICANA

Será nos dias 26 e 27 de maio o I Simpósio Internacional Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e norte-americanos especializados no tema da diáspora e suas conexões com a educação superior, políticas de ação afirmativa, literatura afro-brasileira e norte-americana e as perspectivas históricas dos dois países sobre o fenômeno. As atividades acontecerão nos auditórios 1007, da Faculdade de Letras (dia 26), e Luiz Pompeu, na Faculdade de Educação, campus Pampulha, das 8h30 às 19h. Saiba mais no site https://sites.google.com/site/simposiocapesfipse.

OFICINA DO LIVRO

O Centro Cultural UFMG oferece vagas para a oficina Construindo o Livro – Artes & Técnicas, que acontecerá de 3 de junho a 11 de julho, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. O tema abordado será Caligrafia medieval e renascentista: estilos carolíngio minúsculo e humanista maiúsculo. Ministrada por Sérgio Luciano, aluno de mestrado da Escola de Design da UEMG, a atividade pretende desenvolver a habilidade manual em caligrafia de interessados em projetar fontes tipográficas. O Centro Cultural fica na avenida Santos Dumont, 174. Informações adicionais pelo telefone (31) 3409-8278 ou e-mail sadm@centrocultural.ufmg.br.

LIVRO CIRCULANTE

Encontrar um livro em local público, desfrutar de sua leitura e depois colocá-lo em circulação para que outras pessoas tenham acesso. Essa é a proposta da campanha Livro Circulante, que será lançada pela Fump, no dia 18 de maio, quarta-feira, às 12h, no restaurante universitário Setorial II, no campus Pampulha da UFMG.

O projeto, que visa incentivar o hábito da leitura, envolve a comunidade acadêmica e pessoas que têm ou tiveram vínculo com a UFMG. Os primeiros livros foram doados pelos funcionários da Fump, mas personalidades do meio artístico e cultural, como Fernanda Takai, da banda Pato Fu, e o escritor e jornalista Eduardo Ferrari já aderiram à iniciativa. Quem tiver livros para doar pode entregá-los nas unidades da Fump no Centro de BH (av. Afonso Pena, 867, sala 1221), no campus Pampulha (ao lado do Setorial II) ou em Montes Claros (av. Universitária, 1000, bloco B, bairro Universitário). Os exemplares serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG para a comunidade acadêmica. Saiba mais sobre a campanha no site www.fump.ufmg.br.

IMUNOLOGIA E MALÁRIA

A UFMG recebe, nos dias 8 e 9 de junho, workshop internacional sobre malária e imunidade inata. O objetivo é discutir o papel do sistema imunológico inato nos processos de resistência à infecção e à patologia na doença. Participarão pesquisadores de instituições como UFMG, Fiocruz, USP, Unifesp e Universidade de Massachusetts.

O encontro, que será realizado no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha, é vinculado ao programa Cátedras Ieat/Fundep, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. As inscrições devem ser feitas pelo email ritoga_adm@cpqrr.fiocruz.br.

TEATRO às 12h30

Nesta quarta feira, 11, o projeto Quarta Doze e Trinta apresenta no campus Pampulha o espetáculo teatral Apareceu a Margarida (foto), encenado pela Flores de Jorge Cia. Cênica. A apresentação será no auditório da Escola de Belas-Artes. Com início às 12h30, o espetáculo tem entrada franca. De autoria do dramaturgo, escritor, diretor, cineasta e tradutor Roberto Athayde, Apareceu a Margarida é um monólogo em que uma professora usa todo o seu arsenal de artimanhas – da demagogia à sedução, passando pela chantagem – para envolver a turma de alunos no seu universo de desvario. A peça é uma imagem do microcosmo do poder, e a sala de aula aparece como primeiro espaço de adestramento.

Feira do Jequitinhonha

A artesã Elzi Gonçalves Pereira, a Dona Zizi, homenageada na 12ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, realizada na UFMG entre 2 e 7 de maio, tem 68 anos e não 78, como informou o BOLETIM na edição 1735, de 25 de abril passado.