Busca no site da UFMG

Nº 1784 - Ano 38
6.8.2012

Vestibular recebe inscrições a partir de
13 de agosto

Está disponível, no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), o edital do Vestibular UFMG 2013, cujas inscrições, exclusivamente pela internet (www.ufmg.br/copeve), começam em 13 de agosto e se encerram em 10 de setembro.

O edital define o valor da taxa – R$ 100 – e a obrigatoriedade de inscrição do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substitui a primeira etapa do concurso da UFMG. Para 2013, será considerada a pontuação obtida no Enem 2012, a ser realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

A segunda etapa será realizada de 13 a 20 de janeiro de 2013, com provas em Belo Horizonte e em Montes Claros. Serão oferecidas 6.670 vagas, das quais 3.846 terão entrada no primeiro semestre de 2013 e as 2.824 restantes no segundo semestre.

Bônus mantido

O programa de bônus sociorracial da UFMG, que desde o Vestibular 2009 contribui, a cada ano, para inclusão de 33% de alunos oriundos de escolas públicas nos cursos de graduação da Universidade, será mantido no Vestibular 2013.

Em maio, o Conselho Universitário aprovou a manutenção do programa, alterando apenas o critério formal de cálculo, com a substituição do polinômio (usado para transpor as notas do Enem) por uma equação simples (regra de três), para dar mais transparência ao processo e facilitar a conferência da nota pelo candidato. Haverá a transposição linear das notas do Enem para a escala de 0 a 100 da UFMG.

A mudança exigiu a adequação numérica do percentual do bônus aplicado sobre a nota final da primeira etapa, que passa de 10% para 5% (para quem estudou em escola pública) e de 15% para 7,5% (para quem estudou em escola pública e também se autodeclara negro ou pardo). Na segunda etapa, que consiste em provas específicas do Vestibular UFMG, não haverá nenhuma alteração no sistema de bônus.

Licenciaturas

Até 31 de agosto estão abertas, exclusivamente pela internet (www.ufmg.br/copeve), as inscrições para a seleção aos cursos de graduação de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas, com entrada no segundo semestre de 2013. São ofertadas 35 vagas para cada curso, e os candidatos precisam preencher requisitos específicos.

A licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do ensino fundamental e médio, na área de Ciências da Vida e da Natureza, em escolas que atendem as populações do campo.

Já a Formação Intercultural para Educadores Indígenas habilita professores para atuar nas séries finais do ensino fundamental e médio, na área de Ciências Humanas e Sociais, nas escolas indígenas. Esses candidatos fazem provas no dia 25 de novembro, às 14h, em Belo Horizonte e em Montes Claros.