Busca no site da UFMG

Nº 1787 - Ano 38
27.8.2012

Alessandra Rodrigues (Química, 4°ano),
Arthur Moraes Faasen (Eletrônica, 3°ano),
Gabriel Gonçalves Santos (Análises Clínicas, 3°ano),
Keila Eduarda Martins de Vasconcelos (Análises Clínicas, 2°ano),
Láyza Silva Jardim (Análises Clínicas, 2°ano),
Luisa Guimarães Carlos Silva (Automação, 3°ano),
Luisa Vilaça Gomes da Silva (Análises Clínicas, 3°ano),
Rafaela Jéssica Calmon Chaves (Química, 4°ano),
Thaís ­Rodrigues de Oliveira (Química, 2°ano) e
Vinícius Leonardo de Oliveira (Eletrônica, 3°ano)

Com o tripé na sociedade

UFMG Conhecimento e Cultura, que acontece em outubro, busca maior aproximação com a comunidade externa

Zirlene Lemos*

Da sustentabilidade à moda, dos abusos da imprensa ao sistema financeiro do ­Brasil, do teatro aos jogos digitais. Trabalhos sobre esses e diversos outros temas serão mostrados durante o evento UFMG Conhecimento e Cultura 2012, que vai acontecer de 15 a 19 de outubro nos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Durante cinco dias, estudantes de todos os cursos da Universidade vão exibir pôsteres de extensão, graduação e pesquisa. Paralelamente ao evento será realizada a XIII UFMG Jovem, voltada para professores e alunos das escolas de educação básica da UFMG e de Minas Gerais. A programação inclui ainda o Prêmio de Melhor Tese da UFMG, atividades ligadas a empreendedorismo, inovação tecnológica e propriedade intelectual, cooperação internacional, arte e cultura.

O tema da edição deste ano é Conhecimento e sustentabilidade, derivado, como é tradição, da abordagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que abrange sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza, como destaca a pró-reitora de Extensão, Efigênia Ferreira e Ferreira, presidente da comissão organizadora, que congrega diversos setores da UFMG.

O formato do UFMG Conhecimento e Cultura repete a fórmula considerada bem-sucedida em 2011, segundo o professor Ricardo Takahashi, membro da comissão e diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa. “A idéia é oferecer atividades atraentes para diferentes setores da comunidade, expressando a diversidade de interesses que a caracteriza. E essa diversidade é articulada em torno de uma noção comum, do debate acadêmico de ideias como fonte do conhecimento”, ele salienta.

Perspectiva tríplice

A pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Soares Aranha, também ressalta que o evento se caracteriza pela pluralidade e lembra que ele se sustenta no tripé ensino-pesquisa-extensão. “Essa tríplice perspectiva traz ganhos acadêmicos e sociais. É uma oportunidade ímpar de se aproximar a universidade da sociedade, sob a compreensão de que também essas instâncias são indissociáveis. A universidade só encontra seu real significado quando inserida na sociedade, que a institui, e com a qual pode contar, valendo-se dos conhecimentos produzidos para o enfrentamento dos desafios colocados pela contemporaneidade”, defende a pró-reitora.

A Semana do Conhecimento, como ficou conhecida a iniciativa, deve ganhar relevância cada vez maior, à medida que aumentar seu poder de mobilização interna, segundo Ricardo Takahashi. “Já para a sociedade, o evento se renova sempre, atualizando o compromisso da UFMG com as demandas externas e propondo soluções baseadas em conhecimento”, ele diz.

A expectativa por maior envolvimento da comunidade é compartilhada pelos alunos. Fernanda Santos, estudante de Biblioteconomia que apresentou pôster no ano passado, acredita que “o evento é importante na vida acadêmica, sob vários aspectos, mas deve ter maior participação do público interno”.

Entre as novidades da edição de 2012 estão o I Seminário de Programas de Extensão da UFMG e o piquenique da Campanha Bocados de Gentileza – que prega mudanças de atitude para melhor convivência dentro dos campi –, promovido pela Pró-reitoria de Administração em parceria com o Cedecom.

Os prazos de envio de propostas são variados. As inscrições de trabalhos de extensão, graduação e iniciação científica estão abertas até 14 de setembro e devem ser feitas pelo portal Minha UFMG. A XIII UFMG Jovem aceita inscrições até 2 de setembro na Diretoria de Divulgação Científica (DDC), pelo telefone (31) 3409-4427 ou pelo endereço ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br. Será possível também inscrever-se para palestras, oficinas e seminários. As informações estão disponíveis no www.ufmg.br/conhecimentoecultura.

*Jornalista da Pró-reitoria de Extensão da UFMG