Busca no site da UFMG

Nº 1787 - Ano 38
27.8.2012

destaque em ranking

A UFMG é a sexta universidade brasileira com maior produção científica no período 2006-2010. A informação, divulgada na semana passada pelo Scimago Institutions Rankings SIR World Report 2012, está fundamentada na base Scopus da Elsevier. A instituição ocupa a nona posição na América Latina e a 329º no mundo. Foram avaliadas 3.290 instituições de todos os continentes. “A UFMG manteve sua posição com elevação de sua produção”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos. 

A USP é a primeira colocada no ­Brasil, seguida de Unicamp, Universidade ­Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), UFRJ e UFRGS. O SIR World Report 2012 é a classificação mais abrangente de instituições de pesquisa no mundo. Juntas, as 3.290 instituições são responsáveis por mais de 80% da produção científica mundial durante o período de 2006 a 2010. Os dados do levantamento estão em www.scimagoir.com/pdf/sir_2012_world_report.pdf.

visões do vale

Estão abertas até 24 de setembro as inscrições de trabalhos acadêmicos para a 7ª edição do Seminário Visões do Vale, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no campus Pampulha. Os trabalhos podem partir de diferentes áreas do conhecimento e instituições de pesquisa. Os resumos devem ser enviados para o e-mail visoesdovale@proex.ufmg.br.

Realizado desde 2004 pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, o evento reúne pesquisadores, acadêmicos, agentes governamentais e a população do Vale. Seu objetivo é compartilhar diferentes pontos de vista acerca de questões importantes para a região do Norte de Minas, e propor discussões temáticas que abordem as características, problemas e potencialidades do Vale.

Outras informações no endereço www.ufmg.br/polojequitinhonha e pelo telefone (31) 3409-4067.

espinhaço

Paulo Baptista
Espinhaco

Fotografias em alta resolução que transitam entre arte e ciência compõem a exposição Paisagens da Serra do Espinhaço, do professor Paulo Baptista, da Escola de Belas-Artes. A mostra pode ser visitada até 23 de setembro na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420). A entrada é franca.

As imagens são resultado de trabalho desenvolvido por Baptista desde 1981, com foco nas paisagens da Serra do Espinhaço e do Quadrilátero Ferrífero, reconhecidas pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera.
As fotografias são, em parte, resultado de pesquisa de doutorado, em que Paulo Baptista utilizou técnicas de fotografia digital em alta resolução, incorporando processos de georreferenciamento às imagens. Mais informações sobre a mostra no telefone (31) 3214-5350.

enfermagem 80 anos

Nesta segunda-feira, 27, a Escola de Enfermagem realiza sessão solene que dá início às comemorações dos seus 80 anos. O reitor Clélio Campolina participa do evento, que acontece a partir das 17h no auditório da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

As comemorações prosseguem até 7 de julho do ano que vem com workshops, feiras, debates, encontros científicos e culturais. A Escola oferece cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Gestão em Serviços de Saúde, e programa de pós-graduação com mestrado, doutorado e cursos de especialização. Com quatro departamentos, conta com 88 professores, 64 funcionários e cerca de 1.600 alunos de graduação e pós-graduação.

terapias cognitivas

Dependência química, bruxismo, treinamento de pais, e Terapia do Esquema são alguns dos temas do I Congresso de Terapias Cognitivas: A clínica em foco, que será realizado de 25 a 27 de outubro, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafcih), no campus Pampulha.

A programação inclui palestras e conferências em diversos eixos temáticos, apresentação de trabalhos (pôsteres) e minicursos. As inscrições devem ser feitas pela internet (www.congressodeterapiascognitivas.webnode.com) até 25 de outubro.
O Congresso é promovido pelo Laboratório de Processos Cognitivos do Departamento de Psicologia da UFMG e pela Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais.

professor residente

O Programa Professor Residente, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), está com cinco vagas abertas para pesquisadores da UFMG das áreas de Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências da Vida, Ciências da Natureza e Tecnologias.

A duração das residências é de um ano e, por meio delas, pesquisadores desenvolvem projetos de caráter avançado e transdisciplinar. Os selecionados ficam liberados de encargos didáticos de graduação graças a uma bolsa de professor visitante concedida aos seus departamentos de origem.

Abertas até 16 de outubro, as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário disponível na página eletrônica do Ieat (www.ufmg.br/ieat).

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais