Busca no site da UFMG

Nº 1800 - Ano 39
26.11.2012

condição docente

Estão abertas as inscrições para o ­seminário internacional A investigação em trabalho, profissão e condição docente – desafios teóricos e metodológicos, que a Faculdade de Educação realiza de 5 a 7 de dezembro.

A atividade, que integra as comemorações dos dez anos do Grupo de Estudos em Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado), reunirá em Belo Horizonte conferencistas de centros de pesquisa da França – Romuald Norman e Jean-Louis Derouet – e da Argentina – Emilio Tenti Fanfani, Alejandra Birgin e Myriam Feldfeber –, além de pesquisadores que estudam a temática no Brasil.

Entre os assuntos em discussão estão a autonomia escolar e a responsabilização docente nas políticas educacionais; as condições de trabalho e saúde docente; os novos sujeitos da docência e as demandas de formação; e o lugar dos docentes nas políticas educacionais.

O seminário é gratuito, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.fae.ufmg.br/gestrado. Mais informações pelo ­telefone (31) 3409-6372.

a dama indigna

A últimas edição do ano do ­Projeto Quarta Doze e ­Trinta traz Cida ­Moreira de volta ao campus Pampulha nesta quarta-feira, dia 28. Ela faz nova apresentação do show A dama indigna, que integrou a agenda do 6º Festival de Verão da UFMG.

O show acontece no auditório da Reitoria, a partir de 12h30, com entrada franca. Segundo a artista, o espetáculo é uma metáfora poética, mítica e teatral. Ela explica que o nome do show nasceu de um poema de Marcelo Fonseca, que a chamou de “dama indigna” ao ouvi-la cantar. “Senti-me presenteada duplamente pelo lindo poema e pelo encontro delicado com uma linguagem que me define bem, pois a dama se torna indigna ao exercer sem pudores sua dignidade na arte: propósito da vida”, diz a intérprete

cultura ufmg

A programação de arte e cultura da UFMG está concentrada em novo website (www.ufmg.br/cultura). Administrada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a página publica diariamente as atividades programadas para os vários espaços coordenados pela Universidade, como museus, Centro Cultural, Conservatório, Estação Ecológica, Espaço TIM UFMG do Conhecimento e outros, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros.

O site Cultura UFMG vai divulgar também as atrações dos festivais de Verão e de Inverno, além de editais, concursos e prêmios; oferta de projetos e programas artísticos gratuitos; palestras, lançamento de livros, oficinas e apresentações de artes cênicas; propostas e eventos de divulgação científica.

cinema ambiental

A Estação Ecológica UFMG realiza nesta terça-feira, 27, às 19h, sessão do Cineclube Olaria, com exibição da animação Involução, de Marcelo Tannure, e o documentário À sombra de um delírio verde, dirigido por An Baccaert, Cristiano Navarro e Nico Muñoz. Após a sessão haverá debate com convidados e apresentação do espetáculo Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade, dirigido por Carlos Renatto, além de show com o violeiro Juarez Sales.

Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados meia hora antes da sessão, na portaria da Estação Ecológica, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627). As sessões ocorrem sempre na última terça-feira do mês. ­Outras informações no site www.ufmg.br/estacaoecologica e pelos telefones(31) 3409-2295 e 3409-7472.

pátria mineira

Tese de doutorado em História de autoria de Ivana Parrela, professora do curso de ­Arquivologia da UFMG, será discutida no dia 11 de dezembro, às 19h, no Centro de Cultura Belo Horizonte (rua da Bahia, 1149, Centro) no projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH. A entrada é gratuita.

Intitulado Entre arquivos, bibliotecas e museus: a construção do patrimônio documental para uma escrita da história da pátria mineira – 1895-1937, a pesquisa analisa a construção de instituições culturais em Minas Gerais no período estudado, bem como as relações entre bibliotecas, arquivos e museus. Também focaliza as redes de sociabilidade, os interesses de pesquisa e a trajetória, na burocracia estadual, dos atores envolvidos na constituição de tais instituições, mostrando de que maneira as suas predileções históricas se articulavam com os recolhimentos e aquisições de acervos.

Informações pelo telefone (31) 3277-4665 e pelo email novosregistros@pbh.gov.br.

tribunal de haia

O professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, que leciona Direito Internacional Público na UFMG, vai integrar o Comitê Consultivo para Nomeações do Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda. A eleição ocorreu na XI Assembleia de Estados-Partes, realizada no último dia 15, na cidade holandesa. Na ocasião, foram escolhidos representantes de Alemanha, Argentina, Canadá, Eslovênia, Japão, Gâmbia, Hungria e Uganda. O Comitê Consultivo é responsável pela avaliação dos requisitos técnicos dos candidatos a juízes do Tribunal Penal Internacional.

Mestre pela UFMG e doutor em Direito Internacional pela Université Paris X Nanterre, Caldeira Brant também é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Preside o Centro de Direito Internacional (Cedin) e a Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG) e dirige o Anuário Brasileiro de Direito Internacional (ABDI).