Busca no site da UFMG

Nº 1818 - Ano 39
29.4.2013

universidades de língua portuguesa

A UFMG vai sediar, de 9 a 11 de junho, o XXIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). O evento terá como tema central o papel das universidades na busca do desenvolvimento dos países lusófonos.

A organização recebe resumos de comunicações até 30 de abril (para aulp@aulp.org). Os trabalhos deverão tratar de processos de inclusão e de avaliação do ensino superior; impactos acadêmicos dos intercâmbios internacionais e suas formas de financiamento; montagem de projetos de pesquisa e pós-graduação conjuntos; e parcerias internacionais em ações de extensão universitária. A ficha de inscrição e outras informações podem ser obtidas na página www.aulp.org.

Criada em 1986 para promover a colaboração multilateral entre as universidades dos países de expressão portuguesa, a Aulp trabalha para consolidar laços e promover ações conjuntas entre os seus membros. A entidade tem concentrado esforços em aspectos como multiplicação dos intercâmbios no ensino e na pesquisa, fomento de pós-graduações multilaterais e edição de publicações como a Revista Internacional em Língua Portuguesa. A Aulp reúne instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

oficinas da oap

A Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) está recebendo inscrições para oficinas de teatro e de criação Literária. A primeira, coordenada pelo ator João Bosco Alves Queiroz, terá atividades às terças-feiras, das 9h30 às 11h30, na sede da OAP, que fica no segundo andar da Praça de Serviços do campus Pampulha. A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados.

Já a de Criação Literária, coordenada pelo professor e poeta Ronald Claver, tem vagas para duas turmas: às terças-feiras, no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534) e às quartas-feiras, na sede da OAP. As aulas acontecem das 14h às 15h30, e prosseguem até novembro, com mensalidade de R$ 50 e descontos para associados da OAP. Mais informações pelo telefone 3409-4505.

doutor honoris causa

No dia 5 de junho a UFMG concederá o título de Doutor Honoris Causa ao jurista português José Joaquim Gomes Canotilho, apontado como o autor estrangeiro que mais influenciou a doutrina constitucionalista brasileira após o advento da Constituição Republicana de 1988.

Foi vice-reitor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição vetora da tradição de formação jurídica há mais de 700 anos. Presidente do Conselho de Curadores da Agência de Avaliação das Universidades Portuguesas, foi membro do Conselho de Estado, órgão de assessoramento da Presidência da República, e do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais. Foi a primeira personalidade do meio jurídico a receber o Prêmio Pessoa 2003, concedido a portugueses com destacado protagonismo na vida artística, literária ou científica do país.

saúde e meio ambiente

Referência em saneamento e saúde, o professor britânico Sandy Cairncross, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, permanece como professor visitante na UFMG até o início de maio. Sua presença na Instituição é desdobramento do projeto Rompendo fronteiras entre as políticas publicas de saneamento e a saúde coletiva, que ele coordena com o professor Leo Heller, da área de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. Outras visitas de Cairncross à UFMG estão previstas para os próximos anos, incluindo um curso de três meses de duração.

Nesta sexta-feira, 3 de maio, às 10h, Cairncross ministra em português a palestra Abastecimento de água e saúde: qualidade ou quantidade, na Sala de Seminário 1010, da Escola de Engenharia. Não há necessidade de inscrição prévia.

O professor Cairncross é uma das principais referências mundiais no campo da saúde ambiental, mais especificamente na interface saneamento básico e saúde. “Sua obra na área é seminal e referencial”, define a pesquisadora Wendi Gomes, pós-doutoranda na área de área de Engenharia Sanitária e Ambiental e integrante do projeto que trouxe o especialista inglês à UFMG.

Cairncross coordena projetos de alcance internacional e é autor de quase 200 artigos.

psicologia e nutrição

Integrantes da comunidade universitária podem utilizar os serviços de plantão psicológico e de orientação nutricional. O atendimento psicológico teve horário ampliado, e agora vai das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, durante todo o semestre letivo. Os atendimentos são realizados por estagiários do curso de Psicologia, sob a supervisão do professor Miguel Mahfoud.

Interessados devem comparecer à secretaria do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que fica na sala 2062, no segundo andar da Fafich, sem marcar atendimento com antecedência. É cobrada taxa de manutenção de R$1.

A orientação nutricional, gratuita, é oferecida pelos alunos da disciplina Terapia Nutricional 1, do sexto período do curso de Nutrição da UFMG, sob a coordenação da professora Tatiani Uceli Maioli. Os pacientes são instruídos sobre perda ou ganho de peso, reeducação alimentar, gastrite, úlcera, diabetes, hipertensão, entre outros.

O atendimento ocorre às terças, ­quartas e quintas-feiras, de 14h às 17h, no laboratório de Avaliação Nutricional 1, sala 315, da Escola de Enfermagem da UFMG. Agendamentos devem ser feitos no laboratório de Nutrição, pelo telefone 3409-9171.