Busca no site da UFMG

Nº 1819 - Ano 39
6.5.2013

economia polÍítica

A Faculdade de Ciências Econômicas (Face) vai sediar, de 28 a 31 de maio, o 18º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), entidade criada em 1996 que reúne pesquisadores de todas as correntes teóricas que encaram a economia como uma ciência social.

Mais de 140 trabalhos serão apresentados durante o encontro, que terá ainda quatro minicursos com inscrições abertas até 24 de maio: Economia Política Internacional, com o professor José Rubens Damas Garlipp, da Universidade Federal de Uberlândia; História do Pensamento Econômico Brasileiro, ministrado por Maria de Melo Malta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Finanças ­Públicas e Macroeconomia no Brasil, com Cláudio Hamilton Santos, do Ipea; e Heterodoxia e Economia Ecológica, por Daniel Caixeta Andrade, da Universidade Federal de Uberlândia.

As inscrições para ouvintes serão abertas nos próximos dias. Já a ­inscrição de trabalhos está encerrada. Mais ­informações no site da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP).

saúde mental

Como parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), o campus Pampulha ­recebe, de 13 a 17 deste mês, a Semana da saúde mental e inclusão social. Os eventos acontecerão no auditório da Reitoria e na Praça de Serviços.

Promovidas pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme) da UFMG, as atividades reunirão estudantes, professores, profissionais, usuários da rede de serviços de saúde mental, familiares e adeptos da reforma psiquiátrica em torno de palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais.

A Semana será aberta no dia 13, às 9h, com a caminhada antimanicomial que percorrerá vários pontos na região da Pampulha. Às 19h, no auditório da Reitoria, a professora italiana Bruna Zani, psicóloga comunitária da Universitá degli Studi de Bologna (Unibo), fará conferência sobre saúde mental e comunidade.

livros de artista

Em comemoração aos 30 anos da 1ª Mostra ­Nacional de Livros de ­Artista, a Biblioteca Universitária expõe conjunto de 25 obras pertencentes à Coleção Livros de Artista da UFMG, ao Acervo de Escritores Mineiros e à coleção do pesquisador Amir Brito Cadôr, professor da Escola de Belas-Artes. Essas obras foram apresentadas na 1ª Mostra, em Recife (1983).

Um dos livros expostos é Flicts, de Ziraldo, que está ao lado de obras dos mineiros Márcio Almeida, Joaquim Branco e Sebastião Nunes. Obras pouco conhecidas do poema-processo, movimento de vanguarda brasileiro, são mostradas junto com poemas visuais. Os livros podem ser vistos até 28 junho (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h), na Divisão de Coleções Especiais, no 4º andar do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha. Informações e agendamento de visitas orientadas na Divisão de Coleções Especiais: 3409-4615 e colesp@bu.ufmg.br.

curso de inglês online

Alunos de graduação e pós-graduação da UFMG podem participar do curso de inglês online My English Online (MEO), do programa Inglês sem Fronteiras, promovido pelo Ministério da Educação. 

O My English Online é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece livros, revistas, exercícios de gramática, dicionários, atividades orais e testes de acompanhamento. Trata-se de curso autoinstrucional, sem mediação de professores, dividido em cinco níveis de aprendizado. Mais informações no site My English Online.

crack e outras drogas

Será realizado no dia 14, às 14h, na Escola de Enfermagem da UFMG, mais um encontro do Ciclo de Estudos em Crack e outras Drogas, com o tema A rede de saúde na assistência a usuários de drogas. O evento, aberto ao público, é gratuito, e as inscrições devem ser feitas pelo email cicloestudos.crackoutrasdrogas@gmail.com, informando nome completo, filiação institucional, profissão ou formação, se é aluno ou profissional, email e telefone de contato.

As vagas são limitadas. A Escola de Enfermagem da UFMG fica à avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia.

semana de museus

Palestra, exposição, visitas guiadas e inauguração do Hotel para Abelhas Solitárias são atividades previstas na programação da XI Semana de Museus 2013, que será realizada no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, na semana de 13 a 19 de maio. O tema é Memória + criatividade = mudança social.

As inscrições para participação nas atividades podem ser feitas até o dia 9 de maio pelo site do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. A entrada no Museu será gratuita no período de 13 a 19 de maio.

Na abertura, no dia 13, haverá palestra ministrada pela chefe da Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia da USP, Maria Isabel Pinto Ferreira Ladim. Ela abordará o papel dos museus de história natural no século 21. No mesmo dia, será inaugurada a exposição Memórias do meu lugar, que aborda, por meio das lembranças dos moradores da Vila Vilma, comunidade próxima ao Museu, as mudanças físicas ocorridas no local.

Por fim, será inaugurado o Hotel para Abelhas Solitárias, iniciativa que demonstra a importância desses insetos e demais polinizadores. O “hotel” conta com diversas cavidades para acolher abelhas que passam a vida inteira sozinhas, exceto no período de reprodução.

O Museu está localizado na rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês, em Belo Horizonte.