Busca no site da UFMG

Nº 1852 - Ano 40
17.02.2014


Encarte
17.02.2014

acontece

exposição ¡mira!

Organizada pelo Centro Cultural UFMG em junho do ano passado, a exposição ¡Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas está aberta ao público de Brasília, até 9 de março, no Museu Nacional dos Correios.

A mostra, que reuniu pela primeira vez no país obras de artistas indígenas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru, é composta por 125 obras, entre pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas, vídeos e fotografias, escolhidas em acervo produzido por 75 artistas de 30 etnias.

Segundo a curadora e coordenadora da exposição, professora Maria Inês de Almeida, ¡Mira! é resultado de pesquisa realizada por equipe formada por antropólogos, comunicadores e indigenistas que percorreram milhares de quilômetros em busca da arte indígena latino-americana.

comportamento eleitoral

O livro Comportamento eleitoral e comunicação política na América Latina: o eleitor latino-americano (Editora UFMG), organizado pela professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política, será lançado esta semana na Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidad Complutense de Madri (Espanha).

O evento será marcado por debate que vai reunir, além de Mara Telles, os professores José Ramon Montero, da Universidad Autónoma de Madrid, Leticia Ruiz Rodriguez, da Universidade Complutense de Madrid (ambos assinam artigos na coletânea), Esther García, também da Complutense, e Manuel Alcántara Sáez, da Universidad de Salamanca.

Um dos objetivos da obra é analisar as eleições no Brasil a partir de semelhanças e diferenças em relação aos outros países latino-americanos. O livro foi co-organizado por Alejandro Moreno, do Instituto Tecnológico Autônomo do México e presidente da World Association for Public Opinion Research (Wapor).

material didático

Professores efetivos ou aposentados da UFMG com experiência comprovada na produção de materiais didáticos direcionados a cursos a distância podem se inscrever, até 7 de março, para preenchimento de 13 vagas de professores-pesquisadores que atuarão em cursos do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC).

Os interessados devem preencher formulário disponível no site www.ufmg.br/ead e enviar cópia eletrônica do currículo Lattes, cadastrado pela Plataforma CNPq, resumido e atualizado dos últimos cinco anos, em formato PDF.

Os candidatos devem ter familiaridade com acesso à internet, incluindo ambientes virtuais de aprendizagem, e com o uso de computadores e recursos de conectividade. Também serão exigidas disponibilidade para desenvolver as atividades propostas dentro do cronograma estabelecido pela coordenação do curso e participação no Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD oferecido pelo Caed. Mais informações pelo email ­pedagogico@caed.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-3914 e 3409-3205.

ditadura militar

Cerca de cem trabalhos de alunos de pós-graduação e de profissionais pós-graduados que se debruçam sobre a ditadura militar instaurada há quase 50 anos no Brasil serão apresentados durante o Seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer, que o Programa de Pós-graduação em História da Fafich realiza de 18 a 20 de março.

Estudantes de graduação, graduados, alunos de pós-graduação e pós-graduados em História ou áreas afins à temática do seminário que não tiveram trabalhos inscritos podem se inscrever como ouvintes até 25 de fevereiro. Mais informações no blog do evento: http://seminario19642014.wordpress.com/.

A agenda de reflexões inclui mesas-redondas em que pesquisadores farão balanços e interpretações do golpe de 1964 e discutirão temas como a conjuntura internacional da época, embates intelectuais e culturais, história e memória, movimentos sociais e ativistas contra a ditadura e os desafios da democratização.

quadrinho nacional

A Biblioteca Central promove, até 28 de fevereiro, a atividade Pegue e Leve, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no último dia 30 de janeiro. A ação acontece no Espaço de Leitura, localizado no prédio da unidade, no campus Pampulha. Os frequentadores que pegarem um livro de histórias em quadrinhos ganharão cópias de tirinhas do acervo existente na biblioteca.

Estão disponíveis para consulta, dentre outros exemplares, quadrinhos da coleção Turma da Mônica Jovem, criada por Maurício de Sousa, e a obra Casa grande e senzala: em quadrinhos, adaptação de Estêvão Pinto para o clássico de Gilberto Freyre, com ilustrações de Ivan Rodrigues.

A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h. Outras informações sobre o Espaço de Leitura pelo telefone (31) 3409-4613 e pelo email espacoleitura@gmail.com.

formação continuada

Professores de inglês das redes pública e particular de ensino de Minas Gerais, com diploma de curso superior em Letras, podem se inscrever, até 23 de fevereiro, para atualização promovida pelo projeto Educonle, de educação continuada para docentes de língua estrangeira, da Faculdade de Letras (Fale).

Os participantes recebem bolsas de estudo para cursar dois semestres de língua estrangeira no Centro de Extensão (Cenex) da Fale, totalizando 112 horas destinadas aos módulos de prática e teoria e 120 horas às aulas de língua. As aulas serão ministradas a partir de 14 de março, às sextas-feiras, das 14h às 17h50. Mais informações pelo endereço eletrônico educonle.ufmg@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-6091, das 14h às 19h.