Busca no site da UFMG

Nº 1859 - Ano 40
14.04.2014

Encarte


Símbolo de prosperidade

Hugo Rocha

O Centro Cultural UFMG está localizado no primeiro prédio construído no hipercentro de Belo Horizonte o edifício Alcindo da Silva Vieira. Idealizado no período inicial da urbanização de Belo Horizonte, em 1906, o edifício foi projetado como símbolo de prosperidade da nova capital. A ideia era que abrigasse um hotel, daí sua arquitetura imponente: a proximidade com a Estação Ferroviária (Avenida Santos Dumont, esquina com a Rua da Bahia) faria dele um sinal de boas-vindas aos turistas e novos moradores. Devido aos altos investimentos, o empresário português Antônio Maria Antunes, que havia fechado um hotel em Ouro Preto para investir no projeto, não conseguiu concluir a construção.

Ainda em 1906, o governo do estado comprou a obra em andamento e transformou o edifício na sede do 2º Batalhão de Brigada Policial. Até 1911, a construção passou por várias reformas e chegou a sediar a Junta Comercial de Minas Gerais, além de órgãos do Ministério da Guerra. Naquele mesmo ano, o edifício passou a abrigar a Escola Livre de Engenharia, que em 1927 foi incorporada pela então recém-criada Universidade de Minas Gerais (UMG), instituição que deu origem à UFMG.

Marina RB
Obra em gesso da exposição Nuova Architettura, de Marina RB
Obra em gesso da exposição Nuova Architettura, de Marina RB

Em 1986, na administração de Cid Veloso, a UFMG começou a realizar obras de adaptação no edifício, a fim de instalar ali um centro cultural. “As gestões anteriores já haviam pensado nisso, tendo iniciado conversas com a Escola de Engenharia.” Veloso lembra que a Universidade não possuía um espaço que abrigasse várias formas de expressão artística. Após três anos de obras, em 22 de abril de 1989, foi enfim inaugurado o Centro Cultural UFMG.

A escolha do local, segundo o professor, deveu-se à localização privilegiada do edifício no centro da cidade, permitindo que o espaço pudesse ser frequentado pela comunidade externa. “A ideia, desde o início, era de aproximar a cultura da população da cidade.”

O edifício que abriga o Centro Cultural é tombado, desde 1988, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e, desde 1994, pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Programação

Confira alguns eventos que vão celebrar os 25 anos do Centro Cultural UFMG. Mais informações em www.centrocultural.ufmg.br.

22/4, às 20h
Samba da tipografia, com Banda B e Zé do Monte
Até 18/5, 10h às 21h
Exposição Nuova Architettura, de Marina RB/ Galeria
22/4, 10h às 21h
Exposição Memória do Festival de Inverno/Sala Celso Renato de Lima
22 a 30/4, 10h às 12h
Gravação do programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa/Hall superior
22 a 30/4, 10h às 21h
Visita dialogada no ateliê do projeto Memória feita à mão, do Grupo Galpão/Sala 7
22, 24 e 29/4, às 19h
Projeto Cinecentro – Mostra O espírito das plantas/Auditório
24 a 30/4, às 17h
Intervenções de rua (grafite, hip hop, poesia etc.)/Pátio
26/4, às 21h
Show de Titane/Pátio
29/4, às 20h
Show da banda Trip Lunar/Pátio