Busca no site da UFMG

Nº 1880 - Ano 41
13.10.2014


Encarte

Na pauta, inclusão e diversidade

Esses são os eixos da Semana do Servidor, de 20 a 25 de outubro; viés formativo é outro destaque

Ana Rita Araújo

Inclusão e diversidade são os temas que norteiam a programação da Semana do Servidor, que será realizada de 20 a 25 deste mês, em Belo Horizonte e em Montes Claros. “São temas novos, e precisamos enfrentá-los para avançar em sua compreensão”, defende a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos e coordenadora do evento, Leonor Gonçalves. Segundo ela, além do tom celebratório e de homenagem ao servidor, esta edição também terá “caráter formativo”, pois envolverá servidores técnico-administrativos, professores e até discentes na discussão dessas temáticas, ainda incipiente na Universidade.

A programação inclui cursos, palestras e mesas-redondas sobre carreira, aposentadoria, diversidade étnica e inclusão de pessoas com deficiência. Entre os temas mais tradicionais da área de recursos humanos, um dos que merecerão maior destaque é a aposentadoria. “Pretendemos oferecer orientações para o servidor que está próximo de se aposentar. Ao mesmo tempo, vamos apresentar, aos que estão chegando, as possibilidades que a carreira oferece”, antecipa Leonor Gonçalves.

Outro diferencial nesta edição do evento está na própria organização, que envolve de forma mais ativa as entidades representativas de professores (Andes) e técnicos-administrativos (Sindifes), explica a pró-reitora adjunta. Também haverá apresentação de trabalhos de pós-graduação, de autoria de servidores, que se destacaram nas premiações da Semana do Conhecimento 2014. Como nos anos anteriores, haverá caminhada ecológica, corrida rústica, ações preventivas e de promoção da saúde e espetáculos culturais.

A abertura da Semana, na manhã do dia 20, ocorrerá simultaneamente no salão nobre da Faculdade de Medicina, na Estação Ecológica (campus Pampulha) e no auditório do campus de Montes Claros. Na festa de encerramento, no Centro Esportivo Universitário (CEU), haverá atividades recreativas para adultos e crianças, apresentações de dança, ginástica, orientação nutricional, fisioterápica e física e a final de campeonato de futsal, com transmissão da Rádio UFMG Educativa. Para participar da festa de encerramento, é necessário apresentar convite.

Recomeço

As regras para as diversas modalidades de aposentadoria serão discutidas a partir das 9h do dia 20, no salão nobre da Faculdade de Medicina, na mesa-redonda Aposentadoria: possibilidades de um recomeço. À tarde, em mesa-redonda no mesmo auditório, será debatida a construção de carreira dos servidores técnico-administrativos, incluindo avanços e limitações.

A carreira docente será abordada no dia 24, às 9h, no auditório da Reitoria, pelo professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras. Carreira e aposentadoria serão discutidas em Montes Claros na manhã do dia 23. Universidade, diversidade e discriminação será assunto de palestra do juiz federal Roger Raupp Rios, realizada em dois momentos: no dia 20, às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e no dia 21, também às 14h, no auditório da Reitoria.

No dia seguinte, às 14h, também no auditório da Reitoria, a psicanalista Letícia Lanz discutirá Sexo, gênero e orientação sexual. Diversidade étnica é o tema de mesa-redonda que reunirá, no dia 23, às 9h, no auditório da Reitoria, Dalmir Francisco, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG; Evandro dos Passos Xavier, professor da Universidade Federal de São João del-Rei; Yone Maria Gonzaga, pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Às 14h do mesmo dia, no auditório da Reitoria, haverá mesa-redonda com relatos de experiências e apresentação de panorama da inclusão de pessoas com deficiência na UFMG. Participam do debate Marcelo Pinto Guimarães, professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura, Marcos Fernandes da Fonseca, funcionário da Escola de Engenharia, e Lina Soares de Souza, coordenadora do projeto de extensão Diálogos de Inclusão e representante do Núcleo de Apoio à Inclusão, da PUC Minas.

Arte e saúde

No campus Pampulha, a ­Semana será aberta com café da ­manhã, às 8h30, na Estação Ecológica, onde haverá, durante todo o dia, o workshop A palavra como veículo de compreensão e transformação de si, do outro e do mundo, ministrado pelo psicólogo clínico e organizacional César Fialho.

A programação da Semana será entremeada com atividades culturais – mostra de fotografia, espetáculos teatrais e apresentações de dança. Os servidores podem participar ainda de caminhada ecológica e de corrida rústica na Estação Ecológica. A corrida terá percurso misto de aproximadamente quatro quilômetros, com trechos de grama, de cascalho e de terra.

Nos três campi será realizada Blitz da saúde, em que profissionais da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) farão avaliações de riscos cardiovasculares, hipertensão e diabetes, coluna e varizes. Haverá campanha em prol da saúde bucal, da alimentação saudável e da saúde cardíaca. Os participantes contarão também com quick massage. Mais informações no site da ProRH (www.ufmg.br/prorh).