Busca no site da UFMG

Nº 1880 - Ano 41
13.10.2014


Encarte

Tributo à pesquisa básica

Físico da UFMG ganha Prêmio Mares Guia

Zirlene Lemos*

O professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física da UFMG, recebeu, no último 6, o Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guias de ­Pesquisa Básica por conta de suas pesquisas na área de nanotecnologia. Durante a cerimônia, ele defendeu mais investimentos em ciência básica, “ainda que a aplicação tecnológica e o produto final chamem mais atenção”. Em seu pronunciamento, Pimenta relembrou parte de sua trajetória de 37 anos como graduando, pesquisador e professor do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. “Eu era estudante de engenharia, mas migrei para a física quando ouvi a palestra do professor Ramayana Gazzinelli, pioneiro, em Minas Gerais, no estudo físico da matéria”, disse.

Ele também destacou a contribuição de outros mestres, como os professores Alaor Silvério Chaves, José Luís Alves, Geraldo Alexandre Barbosa e Mildred Dresselhaus, que o introduziu no estudo dos nanotubos de carbono, durante seu curso de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1997. “Dedico este prêmio a meus professores, colegas e alunos do Departamento de Física, ambiente cordial e harmônico que me possibilitou chegar até aqui”, disse Marcos Pimenta.

Circuitos integrados

A cerimônia de premiação, realizada no auditório da Reitoria, marcou também a assinatura do memorando de entendimento entre a Universidade, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para a criação do Centro de Treinamento de Projetistas e de Tecnologias de Fabricação de Circuitos Integrados de Belo Horizonte (CT-BH).

O CT-BH vai capacitar mão de obra nas áreas de projeto e fabricação de circuitos integrados e dispositivos semicondutores, incluindo as tecnologias de micro e nanoeletrônica, para apoiar as operações de empresas do setor em Minas Gerais e atrair novos investimentos para o estado. O projeto será viabilizado pelo CI Brasil, programa do Governo Federal que incentiva a atividade econômica na área de Circuitos Integrados (CIs), e visa expandir a formação de projetistas e desenvolver a indústria nacional de semicondutores.