Busca no site da UFMG

Nº 1885 - Ano 41
17.11.2014

Relações reforçadas

Cooperação na pesquisa e uso das instalações do CTE motivaram visita de embaixador britânico à UFMG

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, esteve na UFMG na última quarta-feira, 12. Ele se reuniu com o reitor Jaime Ramírez, para tratar de assuntos como cooperação para pesquisa e intercâmbio e utilização do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) por equipes olímpicas e paraolímpicas britânicas. Após a conversa, o diplomata e o reitor seguiram para o CTE.

A reunião teve a participação da secretária para assuntos de Energia, Infraestrutura e Educação da Embaixada, Nnenne Iwuji-Eme, do cônsul honorário em Belo Horizonte, José Antônio de Sousa Neto, e da diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG, professora Miriam Jorge. Jaime Ramírez destacou a relação histórica do Reino Unido com o Brasil e, particularmente, com a UFMG. “Muitos docentes participaram de programas de doutorado e pós-doutorado em universidades britânicas, e nós temos numerosos acordos de cooperação para pesquisa e intercâmbio”, disse o reitor.

Alex Ellis reforçou o objetivo de consolidar parcerias institucionais. “Constatamos o rápido crescimento do número de estudantes de Minas Gerais que frequentam instituições britânicas, na graduação e na pós-graduação, e também esperamos grande participação de pesquisadores nas iniciativas apoiadas pelo Fundo Newton, recém-aberto pelo governo do Reino Unido”, afirmou o embaixador, que veio a Belo Horizonte também para prestigiar feira que reúne 72 universidades de seu país.

Internacionalização e novos materiais

Ellis ouviu de Ramírez relatos sobre a participação da UFMG no programa Ciência sem Fronteiras – 568 alunos já estudaram no reino Unido pelo programa – e sobre o processo de internacionalização da Universidade. O reitor destacou os centros de estudos dedicados a regiões e países estrangeiros e acordos recentes com universidades como a de Southampton. O embaixador, por sua vez, manifestou interesse em pesquisas de novos materiais e tomou conhecimento de projetos avançados na Escola de Engenharia e no Departamento de Física.

Ramírez citou ainda projeto de cooperação com a Universidade de Bath, na Inglaterra, pelo qual pesquisadores da UFMG irão àquela instituição para desenvolver estudos em áreas como esporte de alto desempenho. “Nosso acordo com o governo britânico transcende os treinamentos para os jogos olímpicos. Estabelecemos uma relação que levará ao aprendizado de nossos pesquisadores com a consagrada expertise britânica nos esportes”, salientou o reitor.

Treinamento olímpico

O acordo que definiu o CTE como uma das bases de treinamento dos britânicos foi firmado em 2013 durante visita do presidente da Associação Olímpica Britânica e bicampeão olímpico, Sebastian Coe. Usarão a estrutura do CTE/UFMG, antes das Olimpíadas 2016, os atletas de arco e flecha, atletismo, futebol, pentatlo moderno, rúgbi, tiro, natação e triatlo. Esportistas britânicos de outras modalidades treinarão no Minas Tênis Clube e no Minas Náutico.