Busca no site da UFMG

Nº 1885 - Ano 41
17.11.2014

acontece

CAD 1 premiado

O prédio que abriga o Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1) venceu o prêmio O Melhor da Arquitetura da revista Arquitetura & Construção, na categoria Escolas e universidades. O concurso, cujo objetivo é prestigiar projetos arquitetônicos realizados no Brasil e conferir destaque a arquitetos do país, elegeu os melhores projetos em 17 categorias. Os vencedores receberão troféus e terão seus projetos apresentados em edição especial da revista.

O CAD 1 foi concebido pelo Departamento de Planejamento Físico e Projetos da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, sob coordenação de Maria Lúcia Malard, professora da Escola de Arquitetura. A equipe inclui ainda as arquitetas Maria Cristina Furlan, Renata Siqueira e Alenka Cencic e os engenheiros Roberto Fontes e William Silva.

UFMG na antártica

Os primeiros membros da equipe do Centro de Comunicação da UFMG que participam do projeto de extensão MycoProjector: projetando a biodiversidade de fungos da Antártica embarcam para o continente no dia 23 de novembro. A equipe, coordenada por Juliana Botelho, é formada por Ian Lara e Samuel do Vale Vieira, da TV UFMG, e por Luiza Carvalho, bolsista do projeto.

Em duas etapas, entre 23 de novembro e 5 de fevereiro, a equipe vai acompanhar e registrar atividades científicas do projeto de pesquisa MycoAntar: diversidade e bioprospecção de fungos da Antártica, coordenado por Luiz Rosa, professor do Departamento de Microbiologia do ICB. ­Financiado pelo Programa Antártico Brasileiro, o projeto mantém parceria com centros de pesquisa ­nacionais e internacionais. O trabalho pode ser acompanhado pelo blog mycoprojector.com.br e pelos perfis no Facebook (facebook.com/MycoProjector) e no Twitter (@mycoprojector).

Ecossistemas nos trópicos

Pesquisadores brasileiros e de outros países vão se reunir no campus Pampulha, de 2 a 4 de dezembro, para discutir as mais recentes teorias e experiências sobre funções e serviços ecossistêmicos nos trópicos. A programação do Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology – Biodiversity and ecosystem services in the tropics – now and beyond inclui abordagens sobre a dimensão social dos recursos naturais e as consequências econômicas e políticas.

Entre os participantes, estão Rudolf De Groot, da Universidade de Wageningen (Holanda), o biólogo Philip Fearnside, que se dedica ao estudo de processos ecológicos na Amazônia, e o economista ecológico Joshua Farley, da Universidade de Vermont (EUA). O Simpósio será realizado no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seminarioxewl@gmail.com e no site do evento: http://xeugenwarminglectures2014.wordpress.com. As inscrições devem ser feitas no site da Fundep (www.fundep.ufmg.br) até 28 de novembro.

Destaque na América Latina

A UFMG é a sexta melhor universidade da América Latina, de acordo com ranking divulgado pelo US News, instituição que faz levantamentos sobre ensino superior, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos. No ranking, a UFMG aparece em quarto lugar entre as universidades brasileiras e na 316ª posição entre as instituições de ensino no mundo.

Esta é a primeira vez que o ranking contempla universidades fora do território norte-americano. Na América Latina, lideram a lista as brasileiras USP, UFRJ e Unicamp, seguidas das universidades de Buenos Aires e Nacional Autônoma do México. Depois da UFMG, completam as dez primeiras posições a Unesp, a UFRGS, a PUC do Chile e a Unifesp.

Cristalografia

Abordar de forma mais acessível o campo da cristalografia – que se ocupa do estudo da matéria em escala atômica, do ponto de vista da determinação, da classificação e da interpretação das estruturas geométricas dos sólidos, em particular dos cristais – é o objetivo do evento Ano Internacional da Cristalografia na UFMG, que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Instituto de Ciências Exatas.

Entre os pesquisadores que participarão do evento, estão o holandês Ted Janssen, o ­suíço Gervais Chapuis, o canadense Shaker Chuc e a argentina Iris Torriani. Mais informações podem ser consultadas no site www.labcri.ufmg.br/iycr.

Atenção integrada

Realizado pela Escola de Enfermagem, o 2º Ciclo de Estudos em Crack e Outras Drogas discutirá, no dia 4 de dezembro, a atenção integral e integrada aos usuários. Com a participação de convidados internacionais, o evento será realizado das 7h às 18h30, no auditório Maria Sinno. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 2 de dezembro.

Os objetivos do ciclo são contextualizar a atenção ao usuário de drogas no âmbito da formação dos profissionais e da realidade dos serviços de saúde, discutir questões relacionadas às políticas que direcionam e normatizam esse campo e apresentar diferentes possibilidades e estratégias de atenção ao usuário de drogas.

Inscrições de trabalhos podem ser feitas até sexta-feira, 14 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço crrenfermagem.ufmg@gmail.com.