Busca no site da UFMG

Nº 1885 - Ano 41
17.11.2014

Leo Heller na ONU

Professor da Escola de Engenharia é o novo relator sobre água e saneamento das Nações Unidas

O professor aposentado da Escola de Engenharia Leo Heller é o novo relator especial da ONU sobre água e saneamento. Sua primeira reunião em Genebra (Suíça), sede da entidade, deve ocorrer em dezembro, quando começa seu mandato de três anos (renováveis por mais três). Na ocasião, será definido o plano de ações para 2015. “Devemos atentar aos países africanos que estão em situação mais grave no que diz respeito ao acesso à água e ao esgotamento”, planeja.

A nomeação do brasileiro coincide com aquela que já é considerada a maior crise hídrica da história do Brasil. No entanto, Heller não deve tratar do acesso à água e ao esgotamento sanitário no Brasil em seu mandato. “Por diretriz, o relator não avalia o próprio país”, afirma. Ainda que suas missões para 2015 não estejam definidas, o relator já tem uma perspectiva de atuação. Além da África, outro aspecto que chama a sua atenção é a inconsistência da conjuntura econômica mundial. “Nesse sentido, também é provável que visitemos países europeus afetados pela crise econômica, para avaliar como a questão financeira tem prejudicado o acesso à água.”

Água como direito

A principal atividade do relator são missões que buscam verificar o nível do atendimento aos princípios estabelecidos na Resolução A/RES/64/292 da ONU, publicada em julho de 2010, que reconhece o acesso à água potável e ao saneamento básico como direito básico de todo ser humano. “A relatoria foi criada justamente em virtude dessa resolução”, explica Heller. “É um cargo vinculado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU”, acrescenta.

Engenheiro civil, mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos e doutor em epidemiologia, Leo Heller é professor aposentado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia, onde ainda atua como voluntário. Cursou pós-doutorado em Oxford (Inglaterra), entre 2005 e 2006, e na UFMG foi chefe de departamento, pró-reitor adjunto de Pós-graduação, diretor da Escola de Engenharia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.