Busca no site da UFMG

Nº 1911 - Ano 41
06.07.2015

y
acontece

educação inclusiva

Ciclo de debates na Faculdade de Educação, que discutirá a atuação docente na inclusão escolar, recebe, até 24 de julho, inscrições de trabalhos. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro.

Pesquisadores podem inscrever pôsteres, no caso de relatos de experiência e estudos com resultados parciais, ou apresentações orais, para pesquisas já finalizadas. Os formulários devem ser preenchidos na página da Fundep. O prazo para inscrições de ouvintes termina em 28 de agosto.

O evento, cuja programação inclui mesas-redondas, conferências e oficinas, é promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (Geine) da UFMG.

férias ecológicas

A Estação Ecológica da UFMG vai realizar, de 13 a 31 de julho, o projeto Férias na Estação, que oferece lazer contemplativo, práticas esportivas e atividades de educação ambiental em suas dependências. Há duas opções: o Circuito Mata das Borboletas, com caminhada pelas trilhas e abordagem de temas relacionados ao Cerrado e à Mata Atlântica, ocupação urbana e conservação ambiental, e o Circuito Aventura, que inclui travessia por uma ponte de cordas, de 74 metros de comprimento, que atravessa área de brejo.

As inscrições devem ser feitas pelos telefones (31) 3409-2296 e 3409-2299 ou pelo e-mail eeco@reitoria.ufmg.br. Mais informações podem ser obtidas no site.

congado digital

Os grupos de Congado, manifestação tradicional de raiz africana, e suas atividades e festejos na Região Metropolitana de Belo Horizonte estão retratados nas fotografias em exposição na fachada do Espaço do Conhecimento UFMG, no decorrer de todo o mês de julho, das 18h às 22h. As fotos são de autoria de Guilardo Veloso, pesquisador e produtor cultural, e integram a exposição 30 anos de cultura popular em Minas Gerais.

A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por material vítreo especial, que transforma o edifício em uma grande tela de projeção. O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700, e toda a programação é franqueada ao público.

virgílio almeida em harvard

O professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação, é um dos dois pesquisadores brasileiros aprovados pelo Programa Cátedra Capes-Universidade de Harvard. Virgílio deverá ficar 12 meses na universidade norte-americana, onde, na condição de professor visitante, desenvolverá pesquisas e ministrará dois cursos. O outro brasileiro selecionado é o professor Eduardo Góes Neves, da USP, que atua na área de Teoria e Método em Arqueologia.

As três linhas da pesquisa que será desenvolvida pelo professor do DCC buscam, segundo ele, “aumentar a compreensão das relações dos cidadãos e da sociedade com o ciberespaço”. Doutor em Ciência da Computação pela Vanderbilt University, Virgílio é, desde 2011, secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Web (InWeb), sediado na UFMG.

festival de inverno

O 47º Festival de Inverno, que será realizado de 17 a 25 de julho, em Belo Horizonte, recebe inscrições até o dia 18, em seu site, onde também está disponível a programação. Entre os destaques desta edição estão aulas abertas, fóruns de diálogo sobre o trânsito de saberes entre a Universidade e as cidades, oficinas sobre cinema e manifestações afro-brasileiras. Os projetos especiais sobre a relação entre arte e cidade incluem palestra-show de José Miguel Wisnik.

Haverá ainda aula-espetáculo do músico e pesquisador Antonio Nóbrega, show de Hermeto Paschoal, exposição de Yara Tupynambá e espetáculo da Mimulus Cia de Dança. No sábado, dia 25, o gramado da Reitoria será palco, às 19h, para encenação de Os gigantes da montanha, peça de Pirandello, pelo Grupo Galpão.

A partir desta edição, o Festival de Inverno rende tributo a artistas. Neste ano, os homenageados são a artista plástica Yara Tupynambá e o teatrólogo João das Neves.


Erramos
Luiza Ananda

banco de gêmeos

Na fotografia acima, que ilustra matéria sobre o Registro Brasileiro de Gêmeos, publicada na edição 1.910, é a professora Ligia de Loiola Cisneros – e não Luci Salmela – que aparece entre os pesquisadores Daniela Junqueira e Vinícius Cunha.