A Consultoria Arquivística tem por objetivo prestar orientação especializada às unidades administrativas e acadêmicas da UFMG, objetivando, assim, melhores condições para a organização, transferência, guarda e preservação dos documentos, além de torná-los rapidamente disponíveis aos usuários, seguindo os parâmetros de metodologia arquivística e da legislação vigente.
A DIARQ é responsável por articular e orientar os responsáveis pelos arquivos setoriais ou setores corelatos na execução dos procedimentos de tratamento arquivístico dos documentos. Este serviços tem como prioridade as seguintes estratégias de atuação:
- Padronização e interação sistêmica das atividades de arquivo e o controle de documentos no âmbito da UFMG;
- Racionalização e modernização dos serviços arquivísticos;
- Agilidade e segurança no acesso e recuperação da informação;
- Redução nos custos de armazenagem da documentação;
- Preservação do patrimônio arquivístico da universidade, como decorrência da avaliação criteriosa da massa documental a ser eliminada ou recolhida, em função dos programas de gestão e de preservação de documentos públicos produzidos pela UFMG;
- Eficácia e agilidade no processo decisório;
- Conscientização da função social dos arquivos como instrumento de apoio ao Estado e ao cidadão, bem como à pesquisa histórica e ao desenvolvimento científico e cultural.
COMO PROCEDER PARA SOLICITAR UMA CONSULTORIA ARQUIVÍSTICA:
O responsável pela unidade setorial deve solicitar o agendamento da Consultoria Arquivística pelo e-mail: info@diarq.ufmg.br ou entrar em contato pelo “fale conosco“.
A DIARQ entrará em contato com o responsável pela unidade setorial para agendamento de visita técnica e demais procedimentos necessários ao setor.