Perguntas Frequentes

  • Coordenar a implantação da política arquivística para o Sistema de Arquivos da Universidade Federal de Minas Gerais (Siarq/UFMG);
  • Atuar como órgão coordenador do Siarq/UFMG;
  • Estabelecer interface com os arquivos das Unidades Acadêmicas e Administrativas da Universidade, integrantes do Siarq/UFMG;
  • Promover eventos técnicos e científicos, visando a disseminar o acervo documental da UFMG, para fins de pesquisa.

    Veja mais: https://www.ufmg.br/diarq/index.php/quem-somos/
  • Orientação às unidades acadêmicas e administrativas da UFMG por meio de visitas técnicas visando a implantação de procedimentos adequados de gestão de documentos e preservação de arquivos permanentes;
  • Estabelecimento de procedimentos e normas técnicas internas que “promovam ações padronizadas de gerenciamento de documentos produzidos e acumulados em decorrência das funções das atividades meio (gestão administrativa, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão jurídica, gestão imobiliária, gestão de materiais e serviços, gestão de comunicação interna e externa), assim como das funções das atividades finalísticas, como ensino, pesquisa e extensão”.
  • Promoção de eventos técnicos e científicos voltados à área arquivística;
  • Oferecimento de cursos para servidores com enfoque na gestão de documentos;
  • Atendimentos às solicitações do Serviço de Informações ao Cidadão – SIC que tratem de temas relacionados aos arquivos na UFMG;
  • Disseminação da legislação , normas e procedimentos que orientam a gestão de documentos.
  • A Diarq/UFMG presta orientação técnica referente às atividades de gestão de documentos aos servidores da UFMG. A execução dos trabalhos fica a cargo da administração das unidades demandantes. Ressalta-se que, para eliminar documentos na UFMG, deve-se submeter a listagem de eliminação à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD. O passo-a-passo para eliminar documentos está disponível no site da Diarq/UFMG.

    Veja mais: https://www.ufmg.br/diarq/index.php/gestao-de-documentos/
  • Todos os servidores lotados nos setores de trabalho são responsáveis pelos documentos de arquivo ali custodiados. Independentemente se a documentação foi produzida ou recebida antes da lotação do servidor no setor, quando se assume um cargo público, tem-se por obrigação cuidar dos documentos ali custodiados.
  • O ingresso e desligamento de estagiários na Diarq/UFMG ocorre em fluxo contínuo. Sendo assim, não há prazo regular para a abertura de editais de seleção de estagiários. Os interessados devem acompanhar o site da Diarq/UFMG para obterem informações sobre a publicação de novos editais de seleção de estagiários.

    Veja mais: https://www.ufmg.br/diarq/index.php/estagios/ 

  • Não. A eliminação de documentos públicos requer uma série de procedimentos formais estabelecidos por lei . O descumprimento é passível de penalidades. Todas as solicitações de eliminação devem ser informadas à Diarq para a realização dos procedimentos formais . As listas de documentos a serem eliminados devem ser submetidas à CPAD-Central e aprovadas pelo(a) Reitor(a).

    Veja mais: https://www.ufmg.br/diarq/index.php/gestao-de-documentos/
  • Para a classificação e definição de temporalidade, a UFMG utiliza o Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal e o Código de classificação e a tabela de temporalidade relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
  • A UFMG ainda não estruturou o seu Arquivo Central. As unidades administrativas e acadêmicas são responsáveis pela guarda integral dos seus arquivos.
  • Independentemente do tipo de suporte, todos os documentos arquivísticos devem ser classificados, avaliados e destinados à eliminação ou à preservação.