|
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL O encantador de infâncias
“Dos moradores do sítio de Dona Benta o mais andejo era o Marquês de Rabicó. Conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos Taquaruçus, mato muito cerrado onde Dona Benta não deixava que os meninos fossem passear. Certo dia em que Rabicó se aventurou nesse mato em procura das orelhas-de-pau que crescem nos troncos podres, parece que as coisas não lhe correram muito bem, pois voltou na volada.”
Humberto Santos e Mariana Garcia
É assim que Monteiro Lobato inicia Caçadas de Pedrinho, livro que marcou a infância de Angelo Barbosa Monteiro Machado. Hoje, na maturidade, Ângelo ainda se rende aos encantos de belas histórias, principalmente aquelas povoadas por bichos.
De encantado, Angelo Machado passou a encantador. Virou um dos mais respeitados escritores infantis brasileiros, juntando literatura e ciência, duas dimensões que no passado eram tidas como água e óleo. Mas a faceta escritor é apenas uma – certamente a mais conhecida – deste médico, especialista em libélulas, pesquisador e professor de neuroanatomia e de zoologia, ativista e educador ambiental, pai, marido, avô...
O múltiplo Angelo Machado recebeu a reportagem de DIVERSA em sua casa. O que era para ser uma entrevista que serviria de base para a construção de um perfil virou um descontraído bate-papo, regado a ironia e bom humor. Ele falou de sua carreira literária, marcada, no início, pela desconfiança do mercado editorial e pela autocrítica implacável; de sua militância ambiental, caracterizada por brigas e polêmicas, como a que resultou na criação da Estação Ecológica; de sua paixão pelas libélulas, misto de hobby e objeto de estudo. E emocionou-se ao lembrar a convivência de décadas com a companheira – de vida e de ciência – Conceição Ribeiro da Silva Machado.
Os principais trechos da conversa com Angelo Machado estão transcritos nas próximas páginas. A charge que ilustra a entrevista foi especialmente produzida pelo professor Luiz Oswaldo Rodrigues, o cartunista Lor, amigo e ilustrador de alguns livros escritos pelo professor.
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
|