Descobrindo o Céu – A Última Sessão de Astronomia – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Descobrindo o Céu – A Última Sessão de Astronomia

Descobrindo o Céu: sessões online de astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG chegam ao fim com uma despedida especial

Após 116 encontros virtuais, o projeto terá sua última edição no dia 07/03, às 17h, no canal de YouTube do museu

 

05 de março de 2024

 

Missões espaciais, planetas desconhecidos, estrelas longínquas, viagens interplanetárias, buracos negros e asteróides… São muitos os mistérios que envolvem o universo! Ao longo de 116 edições, o projeto virtual Descobrindo o Céu do Espaço do Conhecimento UFMG adentrou o vasto campo da astronomia e ampliou as possibilidades de fruição da ciência, de maneira gratuita e acessível. Após um período de aproximadamente quatro anos, as lives realizadas mensalmente no canal de YouTube do museu, com tradução simultânea em Libras, ganham uma última edição recheada de memórias.

 

Descobrindo o Céu

Idealizada em meio ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, a atividade buscou aproximar o público interessado aos assuntos de astronomia tratados nos espaços físicos do museu, como o Planetário e as exposições em cartaz. A partir deste primeiro convite para “descobrir o céu”, os participantes tiveram a chance de se aproximar da imensidão do cosmos, compreendendo melhor algumas dinâmicas do Universo. As primeiras lives foram transmitidas através do aplicativo Zoom, sendo possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do museu. Posteriormente, a fim de ampliar as possibilidades de participação, as lives migraram do aplicativo Zoom para o canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG, sendo possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com o Núcleo de Astronomia do museu.

 

Com mais de 44 mil visualizações, o projeto alcançou pessoas de todo o Brasil. Para Nathalia Fonseca, assessora do Núcleo de Astronomia do museu, doutora em Física e uma das responsáveis pelo projeto, “o fato de ser online possibilitou que pessoas de outras cidades e estados pudessem conhecer parte do trabalho que é realizado no Espaço do Conhecimento UFMG. Como as lives ficam disponíveis no YouTube após a apresentação, elas se tornaram uma referência que as pessoas podem pesquisar e assistir sempre que tiverem dúvidas sobre algum assunto de astronomia”. 

 

Como uma supernova, a Descobrindo o Céu se encerra de maneira a impulsionar novas ideias e projetos de divulgação da ciência. A sessão de despedida deste projeto, no dia 07/03 (quinta-feira), às 17h, levará os espectadores em uma retrospectiva pelas memórias, experiências e conhecimentos construídos em conjunto no decorrer deste percurso, enviadas pelo próprio público. Os vídeos, fotos e/ou depoimentos recebidos serão lidos neste último encontro e podem ser compartilhados aqui

 

Com o apoio do software Stellarium, o Núcleo de Astronomia também apresentará aos participantes os astros que se destacam na paisagem noturna do mês de março. Descubra o céu com a equipe do Espaço do Conhecimento UFMG esta última vez!

 

As atividades de astronomia presenciais no Espaço do Conhecimento continuam por meio das sessões de Planetário e das Observações dos telescópios do Terraço Astronômico, que serão retomadas no mês de abril.

 


 

Serviço:  Descobrindo o Céu – a última sessão de astronomia

Data: 07/03 (quinta-feira), às 17h

Público: Todas as idades

Onde: Canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG (youtube.com/espacoufmg)

 

Envie vídeos, fotos e depoimentos: bit.ly/participedaultimadoc

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.