Espaço do Conhecimento UFMG realiza visita mediada à exposição Mundos Indígenas acessível em Libras  – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG realiza visita mediada à exposição Mundos Indígenas acessível em Libras

A visitação, que marca o retorno presencial do projeto Sábado com Libras em 2022, ocorrerá no dia 30 de abril, às 14h

Inclusão e acessibilidade são aspectos caros ao Espaço do Conhecimento UFMG. Seja nas redes sociais, nas instalações do museu ou em suas ações educativas, busca-se ampliar a inclusão dos diferentes públicos. A Língua Brasileira de Sinais, de suma importância para comunicação da comunidade surda, é uma das principais abordagens utilizadas para garantia de interação com o público em oficinas, vídeos e também nas visitações.

Em abril, o museu intensificou seu escopo de atividades presenciais, e a visita mediada acessível em Libras à exposição Mundos Indígenas, dentro do projeto Sábado com Libras, marca o retorno das atividades da Língua Brasileira de Sinais no museu após dois anos de ações virtuais.

Conhecer os modos de viver, saber e cuidar de alguns dos povos indígenas no Brasil nos permite também conhecer a história do país. Ao longo da visita mediada, que acontecerá no dia 30 de abril, às 14h, os participantes poderão conhecer os conceitos pensados por curadores dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana, que são apresentados na exposição Mundos Indígenas.

De classificação livre e gratuita, a visita contará com até 10 participantes, que farão a retirada dos ingressos na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG. A mediação se dará pela intérprete Dinalva Andrade, em português e Libras, não demandando o conhecimento prévio da língua pelos dos visitantes. Fique atento a data!

Visita Mediada Acessível em Libras

Quando: 30 de abril, às 14h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, n° 700 – Funcionários)

Classificação livre

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.