RMBH é tema de oficinas gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | RMBH é tema de oficinas gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Região Metropolitana de Belo Horizonte é tema de oficinas gratuitas na programação cultural do Espaço do Conhecimento UFMG

As atividades serão realizadas ao longo do mês de maio e se relacionam com a exposição de curta duração “MetropoliTRAMAS”

 

06 de maio de 2024

 

A fim de pensar coletivamente o território da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a exposição de curta duração “MetropoliTRAMAS”. Partindo das nove tramas que compõem a mostra, os visitantes podem percorrer a história deste extenso universo e contemplar, de maneira sensível e multifacetada, os afetos, os prazeres, as tensões, as utopias, as expressões culturais e os movimentos sociais da região.

 

Ao longo do mês de maio, a programação do museu busca promover reflexões sobre o espaço da cidade com uma visita mediada pela exposição “MetropoliTRAMAS” e oficinas lúdicas sobre a temática. Para Priscila Martins, Assistente do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade no Espaço do Conhecimento, essas atividades educativas têm o potencial de oferecer um ambiente de aprendizado e reflexão sobre a história, a cultura e os desafios contemporâneos enfrentados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Além disso, podem promover o debate sobre questões como planejamento urbano, mobilidade, sustentabilidade, cidadania e afetividades”, conclui Priscila. 

 

Os ingressos gratuitos para as oficinas e visita mediada podem ser retirados no dia da atividade, na recepção do museu, a partir das 13h. Confira as informações completas:

 

Visita mediada à exposição “MetropoliTRAMAS”

 

Quando: 05/05 (domingo), às 15h 

Descrição: “MetropoliTRAMAS” é a mais nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG. Em um percurso pelas 09 tramas que compõem a mostra, em diálogo com a equipe de mediadores do museu, os participantes podem refletir sobre os modos de ocupação e vivência dos espaços da cidade. As instalações poéticas e interativas permitem, para além de conhecer os municípios que formam a RMBH, pensar alternativas para uma vida social mais acessível, plural e democrática.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: até 20 pessoas

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “O que é ser um cidadão Metropolitano?”

 

Quando: 12/05 (domingo), às 15h

Descrição: Composta por 34 municípios, a Região Metropolitana de Belo Horizonte se mostra como um espaço em tramas, formado a partir das trajetórias de cada um dos moradores metropolitanos, que constroem, continuamente, as relações urbanas. A oficina busca refletir sobre os deslocamentos e as vivências que implicam habitar esta região, bem como discutir os aspectos de uma cidadania metropolitana e como o exercício desta auxilia no processo de construção da RMBH e de sua urbanidade.

Público: Jovens e adultos

Número de vagas: até 25 pessoas

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina para avós e netos “Histórias e Memórias na RMBH”

 

Quando: 25/05 (sábado), às 15h

Descrição: Inspirada na exposição “MetropoliTRAMAS” e na instalação “Tramas Afetivas”, um espaço de reflexão sobre os sentimentos ligados à metrópole e aos demais municípios da região, a atividade busca criar um lugar de compartilhamento de costumes e afetos entre avós e netos(as), em sua relação com a RMBH. Para além de exercitar as habilidades criativas, os participantes poderão fortalecer vínculos, exercitar a memória coletiva e abordar a vida cotidiana como base para a construção do espaço metropolitano. 

Público: Todos os públicos

Número de vagas: até 20 pessoas

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Sessão de Planetário “O Céu da Região Metropolitana de Belo Horizonte”

 

Quando: Quartas-feiras, às 16h, e sábados, às 18h

Descrição: Em um ambiente imersivo com sala climatizada e uma visão de 180º x 360º, o público pode contemplar a projeção do céu noturno da Região Metropolitana de Belo Horizonte referente ao dia da visita ao Planetário. Esta sessão estimula o hábito de admirar os fenômenos astronômicos visíveis a olho nu nos municípios da RMBH, além de contribuir para o reconhecimento de planetas, estrelas e constelações.

Público: Todos os públicos

Onde: 5º andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Serviço: Região Metropolitana de Belo Horizonte é tema de oficinas gratuitas na programação cultural do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 05, 12 e 25/05, às 15h

Duração aproximada: 1h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.