Espécies Novas de Alpaida (Araneae, Araneidae), Descrições Complementares e Nota Taxonômica

– Erica Helena Buckup
– Everton Nei Lopes Rodrigues

Resumo

Alpaida arvoredo sp. nov. é descrita com base em machos e fêmeas da Ilha do Arvoredo, litoral de Santa Catarina, Brasil. O macho foi descrito associado à Alpaida hoffmanni Levi, 1988. O macho correto de A. hoffmanni é descrito pela primeira vez. Alpaida caramba sp. nov., com base em ambos os sexos, é descrita do Rio Grande do Sul, Brasil. Os machos de Alpaida kochalkai Levi, 1988 e A. lomba Levi, 1988, são descritos pela primeira vez.

Palavras-chave: Aranhas, Taxonomia, Brasil, Neotropical

Abstract

New species of Alpaida (Araneae, Araneidae), complementary descriptions and taxonomic note. Alpaida arvoredo sp. nov. is described based on males and females from Arvoredo Island, Santa Catarina coast, Brazil. The male was described associated to A. hoffmanni Levi, 1988. The correct male of A. hoffmanni is described for the first time. Alpaida caramba sp. nov., based on both sexes, is described from Rio Grande do Sul, Brazil. The males of Alpaida kochalkai Levi, 1988 and A. lomba Levi, 1988, are described for the first time.

Keywords: Spiders, Taxonomy, Brazil, Neotropical

Referência

Fonte: Iheringia , Série Zoologia, Porto Alegre, 101(3): P.262-267, 30 de Setembro
Ano: 2011.