Programa Estação Ecológica/UFMG - Extensão, Ensino e Pesquisa Integrados para a Conservação de uma Área

– Bernardo Machado Gontijo
– Celso D’ Amato Baeta Neves

Resumo

A Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (E. Eco/UFMG) é uma unidade de conservação urbana localizada no campus universitário, onde são realizadas atividades de pesquisa, ensino e extensão. O Programa Estação Ecológica (PROECO) contempla as atividades extensionistas desenvolvidas na área, desde 2002 junto aos estudantes da educação básica e superior. O programa procura integrar várias áreas do conhecimento à proposta ambiental, visando oferecer aos participantes uma visão holística do tema ecológico, favorecendo ainda a interdisciplinaridade e a troca de informação entre graduandos de diferentes cursos da UFMG e de outras instituições. O Programa tem como principais projetos de extensão, o Projeto Caminhadas Ecológicas (PCE) e o Projeto Vida. O PCE vem sendo realizado há nove anos, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e tem como base uma trilha de interpretação ambiental e oficinas interativas, onde os visitantes são acompanhados por monitores universitários. O Projeto Vida oferece atividades de educação ambiental para grupos de pessoas com necessidades especiais – grupos de terceira idade, deficientes físicos e pessoas com sofrimento psíquico. O PROECO é um programa dinâmico, continuamente aperfeiçoado, com a participação de todos os envolvidos no processo, que proporciona o contato dos cidadãos urbanos com a natureza estimulando uma discussão sobre o uso do espaço e do ambiente. O público inicialmente atendido passou de 3821 visitantes anuais em 1995, para cerca de 16000 visitantes, o que demonstra o crescente acesso da comunidade a projetos ambientais e culturais desenvolvidos na universidade.

Palavras-chave: Extensão; educação; conservação

Abstract not available.

Keywords: not available

Referência